Há muitos meses o mundo tem sofrido com a pandemia do novo coronavírus. Porém, mesmo com a flexibilização em algumas regiões, ainda é necessário manter medidas de precaução para cuidar da saúde.
Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo o artigo para entender quais atitudes tomar.
Saiba como cuidar da saúde durante a pandemia de COVID-19
A pandemia da COVID-19 afeta as pessoas de diferentes formas, pois algumas apresentam sintomas, outras são assintomáticas. Em alguns casos, a pessoa consegue se recuperar em casa, já em situações mais graves é necessário uma internação no hospital.
Conheça alguns dos sintomas da doença:
- febre;
- tosse seca;
- cansaço;
- dores e desconfortos;
- dor de garganta;
- diarreia;
- conjuntivite;
- dor de cabeça;
- perda de paladar ou olfato;
- erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.
Alguns destes são mais comuns que outros, e eles não aparecem todos ao mesmo tempo. Mas observe com atenção caso sinta algum dos sintomas.
O novo coronavírus é transmitido principalmente por meio de gotículas que ficam no ar depois que a pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Por isso, é extremamente importante utilizar máscaras, evitar contato físico e aglomerações, lavar as mãos e utilizar gel, pois essas gotículas também ficam depositadas em superfícies.
Evite a automedicação
Utilizar medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas que não profissionais da saúde pode gerar danos graves, como intoxicação, resistência a remédios e reações graves.
Portanto, não acredite em notícias falsas que apontam determinados medicamentos como a cura para o COVID-19, como ocorreu com a hidroxicloroquina. Para cuidar da saúde você precisa confiar em fontes com credibilidade e a recomendação médica e da OMS, por exemplo.
Alimentação saudável e exercício físico
Mantenha uma alimentação balanceada e pratique exercícios quando puder. Muitas pessoas, por conta da quarentena, têm piorado na questão do sedentarismo. Busque praticar em casa mesmo: no Youtube há diversos vídeos com séries de atividades que você pode fazer sem precisar ir até a academia.
A dica é pesquisar por “exercícios em casa”, “yoga em casa”, “alongamento em casa”, etc. Você com certeza irá encontrar algo que consiga fazer de acordo com o seu ritmo. Não tente exagerar e fazer algo muito pesado logo de primeira, vá no seu tempo.
Sono equilibrado
Cuidar da saúde do sono também é essencial, portanto tente estabelecer um mesmo horário para dormir e acordar todos os dias, para um bom funcionamento do organismo. Ao longo do isolamento social, muitas pessoas tiveram insônia, seja por conta da ansiedade do momento, preocupação e afins.
Saúde mental
Evite trabalhar, comer e passar muito tempo na cama durante o dia. Mantenha uma rotina, mesmo que em casa, para que em meio a crise, pelo menos você tenha um pouco de normalidade.
Converse com familiares ou procure ajuda profissional de psicólogos para que possam te ajudar a cuidar da saúde mental.
Para saber mais informações sobre saúde e como se prevenir de doenças, continue acompanhando o blog da UFERJ!