Conheça os 3 tipos de testes para Covid-19

Conheça os 3 tipos de testes para Covid-19
Conheça os 3 tipos de testes para Covid-19

As pessoas ainda ficam na duvida sobre realizar o teste para Covid-19 e saber se adquiriram ou não a doença. Além disso, se questionam sobre qual o melhor tipo de exame para se fazer. O que é normal, pois o vírus é muito novo ainda. Por isso, explicaremos sobre os testes, com base nas informações da Anvisa e do Ministério da Saúde. Confira quais são eles e quando é indicado realizar o teste de coronavírus.

Quais testes detectam a Covid-19?

Apesar do baixo índice de testagem, os principais exames estão no Brasil e podem ser realizados em laboratórios, farmácias, hospitais e até em domicílios. Vamos a eles!

PCR

O PCR é o teste de Covid-19 que localiza se o vírus está ativo no organismo. Ou seja, se a pessoa está contaminada no momento. Ele é realizado por meio de uma coleta de uma amostra do RNA. Para fazer essa coleta do material genético, é feita uma raspagem no nariz e na garganta do paciente com um swab, uma espécie de cotonete. ele pode ser feito apenas em laboratórios ou hospitais. Em média, o resultado do exame demora 48 horas para ficar pronto.

Quando fazer?

É indicado que a pessoa realize entre o terceiro e o décimo dia, em que ela está com sintomas da doença. Pois é a fase em que o vírus fica ativo no corpo e pode ser identificado com mais facilidade. Hoje, o PCR é considerado o teste para detectar o coronavírus, em sua forma ativa, mais eficaz.

Sorologia

Verifica a resposta imunológica do organismo. Ou seja, se houve ou não a formação de anticorpos no organismo da pessoa examinada. Para realizar o exame é preciso coletar uma amostra de sangue para detectar se há anticorpos IgM e/ou IgG em pessoas que foram expostas ao vírus. Os anticorpos do tipo IgM são os primeiros a aparecer após o contato com o vírus e podem indicar que o mesmo ainda está ativo. Já o IgG aparece depois da infecção e permanece por mais tempo no organismo.

Melhor momento para ser feito?

A Anvisa recomenda que o teste seja realizado, pelo menos, 8 dias após o início dos sintomas. Porque a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus. A utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”. Alguns casos já mostram também que nem todas as pessoas que têm infecção pelo novo coronavírus desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma, os assintomáticos. Portanto, pode haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram Covid-19 confirmada por PCR.

Testes rápidos de farmácia

Os testes rápidos também são de sorologia. Mas não precisam de uma estrutura laboratorial para serem realizados, podem ser vendidos e feitos em farmácias. Mas devem ser realizados por profissionais. Para realizar o teste é coletado uma pequena amostra de sangue do dedo. Como em um exame de glicose. Essa amostra é colocada em um reagente para ver se acontece ou não a formação de anticorpos. A grande diferença desse teste é que o resultado saí mais rápido, em cerca de 20 minutos após a coleta do exame.

No entanto, esses exames costumam ter sensibilidade reduzida, por isso, não tem uma eficácia muito grande. O Ministério da Saúde aponta que os testes rápidos apresentam uma taxa de erro de 75% para resultados negativos. Essa incerteza gera uma insegurança em cima dos resultados também.

Devo fazer quando?

Recomenda-se fazer esse teste de Covid-19 após 8 dias que os sintomas começaram a ser sentidos pelo paciente.

Assintomáticos devem fazer o teste?

O ideal seria testar o máximo de pessoas possível. Por isso, os assintomáticos que tiveram contado com quem testou positivo devem ser testados para saber se estão com o vírus ou não. Mas recomenda-se que eles façam o teste PCR, pois tem alta sensibilidade e registra o vírus ativo. Os testes de anticorpos também podem ser feitos, mas após 15 dias do contato com alguém infectado ou de ter testado positivo pelo PCR.

Referências: dci.com.br

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Participe da discussão

  1. Avatar

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *