Logo

Pilates | Aliado no Tratamento de Hipertensão e Obesidade

Pilates | Aliado no Tratamento de Hipertensão e Obesidade

A obesidade dos jovens vem aumentando mundo afora, não é diferente no Brasil. Um estudo americano com mulheres jovens e acima do peso, demonstra os benefícios do Pilates para saúde cardiovascular e para perda de gordura corporal. Conheça esses benefícios.

O que é pilates?

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1926, em Nova Iorque e desde então teve algumas variações, como o Pilates Aéreo e o Mat, no qual os exercícios são praticados no solo, com assessórios simples como colchonete, rolo, elásticos e pesos, sem usar aparelhos.

A prática de Mat Pilates se baseia única e exclusivamente da força do próprio corpo. Ou seja, é uma modalidade que oferece mais dificuldade.

No entanto, para quem nunca praticou, os exercícios surpreendem pela suavidade, porque não têm alto impacto como outras atividades físicas.

Como aconteceu a pesquisa?

Uma pesquisa recente liderada por Alexei Wong, PhD da Marymount University de Arlington, durante três meses dividiu um grupo de 28 mulheres obesas e hipertensas em dois: metade delas praticaram 180 minutos semanais de Mat Pilates, sendo o treino dividido em três sessões de 60 minutos cada. Já as que faziam parte da outra metade permaneceram sedentárias.

Além disso, a atividade física do grupo ativo foi subdivida em três etapas: primeiro aquecimento e alongamentos nos 10 minutos iniciais, segundo exercícios gerais de pilates tendo duração de 40 minutos e por fim, recarga com uma duração de total de 10 minutos. A intensidade cresceu de forma gradual com, o número de repetições aumentando ao longo de 12 semanas.

“foram evidenciados benefícios para a saúde cardiovascular, diminuindo a pressão arterial, a rigidez arterial e a gordura corporal em mulheres obesas jovens com pressão arterial elevada”, segundo os autores.

Por que é bom para os adolescentes?

A prática regular dessa atividade trás inúmeros benefícios. Tais como:

  • Consciência Corporal;
  • Aumento da Concentração;
  • Aumenta a Coordenação Motora;
  • Previne Lesões;
  • Auxilia no Controle de Peso;
  • Eleva a Autoestima;
  • Melhora Postura;
  • Coordenação e Equilíbrio.

Não apenas os jovens sedentários se beneficiam dessa prática. Mas também os adolescentes que estão entrando em esportes competitivos. Alguns alunos são encaminhados por treinadores para melhorar seu desempenho no esporte, como ginástica, dança, natação, entre outros.

Consigo emagrecer fazendo Pilates?

O corpo humano funciona como uma balança também! Para que o processo de perda de peso aconteça, o gasto de calorias deve ser maior do que aquele consumido.

Essa balança pode ser equilibrada pela dieta, controlando a ingestão de alimentos, bem como pelo incremento de atividade física, ou até mesmo pelos dois, que quando associados se tornam aliados muito importantes.

Todavia, esse mecanismo só funciona após uma avaliação de um bom profissional, que vai ajudar a identificar o que precisa ser modificado e/ou ajustado, dentro do Pilates no emagrecimento.

O Minuto Saúde e Bem-Estar é um grande incentivador da prática de atividades físicas regulares. Portanto, caso tenha alguma outra dúvida sobre essa ou qualquer outra modalidade de exercício, mande aqui nos comentário. Estaremos sempre dispostos a ajudar nossa família com informações relevantes.

Referências: blogpilates.com.br, globo.com/euatleta

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *