Cuidar da saúde do corpo e mente é essencial para manter o bem estar e melhorar a sua qualidade de vida. Ambos precisam estar em equilíbrio e ter a devida atenção, por isso encontre formas de cuidar bem do seu físico e psicológico.

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo o artigo!

Como cuidar da saúde do corpo e mente

Reunimos as principais dicas para você cuidar da sua saúde. Confira: 

1. Pratique atividades físicas

Praticar esportes e exercícios regularmente é, com certeza, um grande benefício para a saúde do corpo e da mente. Além de ajudar a reduzir o estresse do dia a dia, melhora a concentração, o condicionamento físico e a resistência do corpo, evita o sedentarismo e controla o peso, entre outras vantagens. 

Por isso, escolha uma atividade que goste, que seja prazerosa para você. Veja algumas opções:

  • natação;
  • yoga; 
  • pilates;
  • caminhada ou corrida;
  • andar de bicicleta;

Estes são apenas alguns exemplos, mas há inúmeras outras possibilidades. O importante é se movimentar e praticar algo que goste. Aliás, não precisa exagerar e tentar fazer algo muito pesado logo no começo. Respeite o seu próprio ritmo. 

2. Alimentação saudável

Para ter um corpo e mente saudável, você precisa prestar bastante atenção à alimentação. Faça refeições completas, com todos os nutrientes essenciais, vegetais, frutas, legumes, etc. Evite os processados, embutidos, refrigerantes, comidas muito gordurosas e açucar ou sal em excesso.

3. Beba bastante água

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter o corpo hidratado e saudável, devemos consumir no mínimo dois litros de água por dia. Afinal, a água é responsável por nutrir e limpar o nosso organismo de toxinas e impurezas que ingerimos, previne doenças, melhora o funcionamento dos rins, entre outros benefícios.

4. Sono equilibrado

O sono é essencial para o bom funcionamento do organismo, por isso defina um horário para dormir e acordar. Além disso, tente dormir  Ao longo do isolamento social, muitas pessoas tiveram insônia, seja por conta da ansiedade do momento, preocupação e afins.

5. Faça algum hobby e divirta-se!

Um hobby pode ser tanto um esporte ou atividades de lazer como ir ao cinema, ver os amigos,  viajar, ler, ouvir música, dançar, tocar algum instrumento, cozinhar, etc. Escolha algo que te relaxe e traga felicidade. Isso tudo contribui muito para cuidar da saúde mental.

Para saber mais informações sobre saúde e como se prevenir de doenças, continue acompanhando o blog da UFERJ!

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. UFERJ

4 comentários

    1. Então você precisa da Uferj! Aqui você encontrar diversos benefícios por um valor super acessível: R$80/mês, podendo incluir cônjuge e filhos menores de idade como dependentes. Navegue pelo nosso site e saiba mais, temos certeza que verá como vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *