Logo

Exercício físico reduz fatalidade da covid-19

Exercício físico reduz fatalidade da covid-19

Apesar de estarmos convivendo com o novo coronavírus há algum tempo, ainda pouco sabemos sobre a doença e não existe ainda uma vacina pronta para imunizar a população. Mas, temos certeza que ter a imunidade boa é uma grande aliada contra o vírus. Entenda como a perda de peso e uma rotina saudável pode diminuir a fatalidade da doença.

Obesos e o grupo de risco

Segundo a OMS, a obesidade é uma doença crônica que envolve inflamação contínua do organismo e favorece a debilitação do sistema imunológico. “Por isso a prática de exercícios físicos é tão importante, pois ajuda a reduzir a gordura corporal e eliminar a inflamação que deixa o corpo mais vulnerável. Além disso, a obesidade também dificulta a expansão do tórax durante a respiração, diminuindo a capacidade pulmonar desse indivíduo.

Exercício físico ajuda pessoas do grupo de risco

A especialista fitness Sue Lasmar também pondera que além do papel preventivo, o exercício físico é uma importante ferramenta no tratamento e controle destas doenças, principalmente, nos idosos. “Além de serem uma população que em sua maioria está enquadrada no que a OMS chama de Grupo de Risco, merecendo atenção especial, essa população também é a que mais se beneficia da prática de exercícios regulares. Portanto, pessoas ativas, especialmente os idosos, devem manter seus exercícios físicos, mesmo que sejam necessárias algumas adaptações, prestando atenção às orientações dos órgãos competentes”.

Como praticar exercício físico em tempos de pandemia?

Sue recomenda seguir as orientações da OMS e do Ministério da Saúde: “deve-se evitar estar em locais fechados que tenham aglomerações. “Infelizmente, por enquanto, a ida a academias, clubes esportivos e similares, precisa ser evitada a não ser que as mesmas tenham uma forma de manter o distanciamento seguro recomendado. Já a prática de exercícios ao ar livre deve respeitar as recomendações de evitar contato próximo de outras pessoas, obedecendo a etiqueta respiratória e higiênica”, destacou.

Portanto, apesar de ser o momento de evitarmos academias, não podemos abrir mão de nossos exercícios físicos. Uma dica é buscar a orientação de um profissional, para manter a boa forma em casa. É sempre importante lembrar que a UFERJ vem seguindo medidas rígidas de segurança e você já pode agendar sua consulta com a nutricionista sem preocupação. O Minuto Saúde e Bem-Estar, segue atento às notícias para manter nossa família sempre bem informada.

Referências: www.folhavitoria.com.br

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *