Logo

Alimentos Ricos em Potássio

Alimentos Ricos em Potássio

O potássio exerce funções importantes em nosso organismo. Ele regula o pH do corpo permitindo às transmissões nervosas de se realizarem bem e tem também um papel importante na atividade renal e digestiva. Na carência deste elemento, constatamos uma fraqueza generalizada, cãibras musculares e problemas digestivos (gases ou constipação por exemplo). Pensando nisso, separamos alguns alimentos ricos em potássio para enriquecer sua alimentação.

Os legumes de folhas verdes têm uma forte concentração em potássio: é o caso dos espinafres, acelga e as folhas de beterraba, que contêm, por xícara, cozidos: 839 mg, 961 g e 1.300 mg, respectivamente. Mesmo algumas ervas aromáticas são ricas neste elemento: é notadamente o caso da salsa que contém 555 mg por 100 g. Enfim, entre os frutos verdes ricos em potássio está o abacate, 975 mg  (ele tem mais do dobro de potássio do que a  banana).

As frutas e legumes vermelhos também têm potássio. os tomates, por exemplo, contém 240 mg de potássio por 100 g. Da mesma maneira, o ketchup e o molho de tomate contêm uma quantidade considerável (uma xícara de molho contém 800 g).  Se considerarmos o nível de pigmentação mais fraco, podemos mencionar as frutas e legumes laranjas como os damascos, melão, moranga.

Consumir regularmente amêndoas, nozes ou avelãs é um bom hábito que permite se prevenir contra eventuais carências de potássio. Com 300 g de pistache, por exemplo, temos 300 mg de potássio. Da mesma maneira a manteiga de amendoim contém uma taxa interessante.

Certos tubérculos são ricos em potássio e a batata faz parte deles com seus 421 mg por 100 g. A batata doce também permite satisfazer as necessidades mínimas diárias. Você pode degustá-los cozidos, em purê ou ainda fritos.

As bananas contêm 360 mg por 100 g . Então não hesite em comer pelo menos uma banana por dia: ao natural pura ou em salada de frutas. Você pode também comê-la cozida, em doce ou bolo, mas é bom saber que aí você terá um pouco menos de potássio do que ao comê-la crua.

Os legumes secos contêm muitos nutrientes importantes como o potássio. Os feijões secos, por exemplo, são muito ricos mas as lentilhas, o grão de bico ou ainda as ervilhas secas trazem também uma boa quantidade ao organismo. É bom comê-los regularmente, ainda mais que permitem variar um pouco a fonte de alimentos ricos em amido.

É preciso lembrar sempre que o potássio é um micro-nutriente que age em binômio com o sódio para regular o pH do corpo. Isto significa que é preciso controlar e evitar o consumo de alimentos salgados: em verdade, mais comemos alimentos salgados, mais nosso organismo vai precisar de potássio para restaurar o equilíbrio. Não abuse, portanto de queijos, frios, salgadinhos,etc.

Essas são algumas dicas de alimentos ricos em potássio a serem inclusos na dieta. Mas vale ressaltar, que uma reeducação alimentar especializada, requer um planejamento individual. A UFERJ vem cumprindo medidas rígidas de segurança, para melhor atendê-lo. Agende sua consulta com a nutricionista sem qualquer preocupação.

Referências: msn.com.br/saude

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Participe da discussão

3 comentários

    1. Bom dia! Que bom ter gostado. Você sabia que pode receber nossos conteúdos semanais em seu e-mail? Basta clicar em “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar” e se cadastrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *