Logo

Evite lesões no retorno aos treinos de corrida

Com a flexibilização do isolamento social, parte do comércio de várias cidades reabrindo e com a vida pouco a pouco voltando a normalidade, os amantes da corrida de rua já estão ansiosos para tirarem o atraso dos quilômetros não percorridos durante a quarentena. Mas é preciso ter calma, esse retorno precisa ser gradativo, para que não ocorram lesões. Conheça os cuidados necessários para evitá-las.

Progrida gradativamente na corrida

Após um tempo parado, o funcionamento do corpo muda. Independente da intensidade dos treinos anteriores, é preciso entender que levará algum tempo para alcançar a mesma disposição após uma pausa. Não desanime. O ideal para que você volte ao normal é restabelecer seus exercícios lentamente. Caso contrário estará correndo sérios risco de lesão. Faça exercícios mais curtos, corra uma distância menor e exija menos de si mesmo quando recomeçar.

Respeite seus limites

O sucesso depende do autoconhecimento. Preste muita atenção à forma como o seu corpo responde ao exercício. Se você sentir dores provenientes de tensões, entorses e em regiões sobrecarregadas, procure avaliação médica especializada antes de continuar a progressão. Além disso, conviver com lesões pode agravar o quadro, causando problemas futuros e o afastando por um tempo maior dos treinos.

Estabeleça metas

A corrida é uma disputa com nós mesmos, então, estabelecer metas para si mesmo pode ajudá-lo a permanecer incentivado, comer bem e voltar ao ritmo de treino. Da mesma forma, definir uma série de pequenas metas atingíveis pode ajudar a manter seu impulso fitness e motivação. Quando atingir um objetivo, recompense-se com um dia de descanso, treinos intervalados irão te ajudar nesse recomeço.

Alguns aplicativos te ajudam a estabelecer metas, você ainda pode adicionar seus amigos e acompanhar o desempenho deles. Isso ajuda por exemplo a vocês se manterem motivados, um dando força ao outro.

Não deixe o alongamento de lado

O alongamento é crucial para não se lesionar. Além disso, alongar de 10 a 15 minutos antes do treino também maximiza sua performance. Após um período de inatividade, os músculos ficam frequentemente encurtados e retraídos, sendo o alongamento um ótimo aliado para soltar a musculatura antes e depois de um treino. Importante ter dicas profissionais sobre como fazer um alongamento bem feito, muitos profissionais de educação física ensinam na internet.

Medicamentos mascaram lesões da corrida?

Alguns medicamentos podem cortar as dores no primeiro momento, mas também podem estar mascarando uma dor que quer dizer para você parar. Nesse caso, se você não suportar correr com essa dor, não corra. O ideal é apenas caminhar ou mesmo descansar naquele dia. Além disso, devemos sempre lembrar: descanso também é treino e no caso de uma dor recorrente ou persistente, você deve procurar um médico.

Aqui vai um lembrete

A alimentação é sempre uma aliada para quem pratica atividade física. Além disso, a UFERJ está aberta e de cara nova, respeitando medidas rígidas de segurança para oferecer o melhor atendimento para você. Agende sua consulta pelo WhatsApp 21 98128-4974 ou ligue 21 3079-0900.

Referências: webrun.com.br

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *