Logo

Mitos para ignorar sobre o vírus da Covid-19

Mitos para ignorar sobre o vírus da Covid-19

Durante esse momento complicado que estamos vivendo, sabemos que surgem muitas notícias, infelizmente nem todas verdadeiras, sobre o vírus da Covid-19. Isso inclui dicas de saúde espalhadas pelas redes sociais, variando de algumas que, embora inúteis, são relativamente inofensivas, a outras que são realmente perigosas. Mas como diferenciar o falso do verdadeiro? Separamos algumas das notícias mais difundidas e o que a ciência diz sobre isso. Tire suas dúvidas com a gente.

Onde o clima é quente não tem transmissão

Um mito muito difundido é que o coronavírus não pode ser transmitido em áreas com climas quentes e úmidos. Ainda não sabemos o efeito do calor sobre coronavírus de fato, mas a Organização Mundial da Saúde já alertou não ser esse o caso. Segundo a OMS, “as evidências científicas obtidas até o momento indicam que o vírus por trás da pandemia da covid-19 pode ser transmitido para qualquer lugar do mundo”, incluindo é claro, países tropicais.

A ideia que exposições ao calor, como banhos de água quente ou o uso de secadores de cabelo, pode ser efetivas no combate ao vírus, também são erradas.

Exposição ao frio extremo mata o vírus

Outro erro é achar que a exposição ao frio extremo pode matar o vírus. Portanto também é errado dizer que alimentos e bebidas congeladas podem evitá-lo.

“Uma mensagem errônea recente na internet … supostamente uma comunicação da UNICEF parece indicar que evitar sorvete e outros alimentos frios pode ajudar a impedir o aparecimento da doença. Isso é, obviamente, totalmente falso ” , diz Charlotte Gornitzka. por Unicef

“A melhor maneira de se proteger contra o COVID-19 é lavar as mãos com freqüência. Isso elimina vírus que podem estar nas suas mãos e evita a infecção que pode ocorrer quando você toca nos olhos, boca e nariz.” A OMS insiste.

Crianças não são acometidas pelo vírus

É errado pensar que o novo coronavírus não infecte crianças, como algumas pessoas erroneamente interpretam. “O novo coronavírus pode infectar pessoas de todas as idades”, conta a OMS. Além disso, crianças também podem transmitir o vírus, justamente por isso, é recomendado que pessoas de todas as idades tomem medidas protetivas. Com por exemplo, lavar bem as mãos, usar máscaras e o uso de álcool gel quando necessário.

Mosquitos são transmissores

Até o presente momento, não há evidências para indicar que isso é possível.

“O novo coronavírus é um vírus respiratório que se espalha principalmente pelo contato com uma pessoa infectada, através das gotículas respiratórias geradas quando essa pessoa tosse ou espirra, por exemplo, ou através de gotículas de saliva ou secreções do nariz”, destaca a organização.

Portanto, é preciso evitar a proximidade, principalmente com pessoas que apresentem sintomas como febre e tosse, minimizando o risco de transmissão.

Banho com cloro ou álcool

Também existem aqueles que recomendam borrifar álcool ou cloro no corpo. Mas a OMS, explica que isso não tem efeito para o vírus que já estão presente no corpo. Além disso, ela alerta: “a pulverização dessas substâncias pode danificar as roupas e as mucosas (como olhos, boca etc.)”.

Mas isso não quer dizer que essas substâncias não são úteis na luta contra o coronavírus.

“Tanto o álcool quanto o cloro podem ser usados para desinfetar superfícies, desde que as recomendações relevantes sejam seguidas”, reconhece a OMS.

Fique atento as notícias, nem todas tem fundamento, outras até podem ser prejudiciais. Busque sempre validar a informação em 3 ou mais fontes de pesquisa. O Minuto Saúde e Bem-Estar também se coloca à disposição para ajudar no que for preciso. Deixe sua dúvida nos comentários.

Referências: bbc.com

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Participe da discussão

2 comentários

  1. boa tarde!
    gostaria de saber mais sobre este plano, eu tenho 59 anos e não sou funcionária publica.
    posso contratá-lo?
    tem alguma clínica em caxias?
    tem carência para usar o plano?

    1. Boa noite, Luciana! Você pode se tornar uma associada UFERJ, nos localizamos na Rua Mariz e Barros, 300 – Tijuca. Nossa assistência não possui carência. Saiba mais entrando em contato conosco via WhatsApp: (21) 98128-4979 ou ligando (21) 3079-0900

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *