Você sabe o que é esgotamento emocional? Alguma vez já se sentiu oprimido pelo trabalho e acredita que isso não acontecia anteriormente? Tem a sensação de estar preso em uma rotina sem fim e não vê uma luz no fim do túnel? Cuidado, esses podem ser sintomas de esgotamento emocional. Mas o que de fato é o esgotamento emocional e como pode ser evitado?
O que é esgotamento emocional?
Classificado na década de 70 pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger, o esgotamento mental, também conhecido como Síndrome de Burnout, é o estado em que o cérebro é levado a um nível extremamente alto de ansiedade e estresse.
Da mesma forma, esse nível de ansiedade e estresse, pode desencadear em doenças, como por exemplo: hipertensão arterial, arritmia, infarto, gastrite, úlcera, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.
Seus sintomas
A maneira com que o indivíduo lida com os problemas, frustrações e obrigações do dia a dia, podem provocar um desequilíbrio emocional e um desgaste metabólico e mental tão grande que levam ao esgotamento.
Principais sintomas:
- Cansaço persistente;
- Sono não reparador;
- Dificuldade de concentração;
- Falha de memória;
- Insônia ou excesso de sono;
- Perda de habilidades que antes eram naturais;
- Ansiedade;
- Suor frio;
- Irritabilidade e choro fácil;
- Desânimo e falta de prazer;
- Tristeza e angústia;
- Baixa resistência às doenças;
- Palpitações cardíacas;
- Problemas estomacais;
- Redução do desejo sexual.
Como combater esse esgotamento?
Existem algumas maneiras de se combater o esgotamento mental. Conheça algumas:
Relaxamento
A meditação, assim como o relaxamento, pode trazer grandes melhorias para a saúde! Diversos estudos apontam que meditar reduz o estresse, melhora a concentração, o sono, e diminui a ansiedade. Comece aos poucos, com 15 a 20 minutos por dia, e você logo sentirá a diferença.
Atividades de lazer
Se envolva com algo que goste, isso faz muito bem para seu equilíbrio mental e corporal. Além disso, hábitos como leitura, aprender ou tocar algum instrumento e até mesmo um piquenique no parque, contam como atividades de lazer. Da mesma forma, faça um hobbie para se acalmar, dedique um tempo somente para você fazer o que gosta.
Procure ajuda
Em muitos casos, o que acaba gerando vários problemas no indivíduo é o desgaste físico e mental no trabalho. Nesse caso, é necessário fazer alguns questionamentos. Você está feliz em seu trabalho atual ou área de atuação?
Reflita sobre seu estilo de vida, procure ajuda de amigos, familiares e até mesmo profissional, para que você consiga lidar com essas questões e realize as mudanças necessárias para ter mais saúde e bem-estar.
Em conclusão, esgotamento emocional é coisa séria e pode desencadear doenças graves como visto acima. Além disso, aprendemos nesse conteúdo algumas dicas para combatermos esse problema. No entanto, não adianta aprender e não aplicar no dia a dia esses conhecimentos adquiridos. Fique ligado em nosso blog, para essas e outras dicas.
Referências: sbcoaching.com.br