Logo

Já pensou em perder peso jogando videogame?

Já pensou em perder peso jogando videogame?

Personal trainer cria calendário semanal com desafios que juntam a diversão dos games com a prática de atividades físicas: a cada derrota com o controle remoto, o jogador paga uma prenda em forma de treinamento, com direito a burpees, agachamentos, pranchas, flexões e dança.

O vilão videogame pode se tornar um aliado

O videogame pode ser um dos empecilhos para a prática de atividades físicas, especialmente durante a pandemia, quando as pessoas optam muitas vezes por jogar uma partida de futebol com um controle na mão em vez de uma bola nos pés. Contudo, os jogos de console não precisam atrapalhar a rotina de treino dos fãs de videogame.

Em época de quarentena, por que não aliar a modalidade à prática de exercícios? Dessa forma, jogar pode ser uma motivação para se manter ativo de uma maneira divertida. Afinal, os games e as atividades físicas podem se encontrar e trazer bons frutos. O profissional de educação física Bruno Rosa destaca que, para quem já curte treinar e se mexer, essa união é natural e mais fácil de ser executada. Já para quem precisa de um estímulo para treinar, juntar ambos pode ser o que faltava para abandonar o sedentarismo. Pensando na junção desses dois mundos, Bruno Rosa preparou uma lista de jogos e desafios que vão fazer qualquer gamer se levantar do sofá de segunda a sexta-feira. Seguindo a programação semanal a seguir, você deixará a prática de exercícios muito mais divertida e descontraída.

– O videogame pode servir de ponte para a prática do esporte no mundo real. Não são raros os casos de pessoas que conheceram, por exemplo, o futebol americano por meio de algum jogo, como o Madden NFL, e começaram a praticar de tanto que gostaram. A gamificação da atividade física é uma alternativa para quem acha os exercícios mais tradicionais chatos e precisa de uma faísca pra sair da inércia – aponta o personal trainer, que montou a programação de treinos

Segunda-feira: videogame à sua escolha e burpee

Vamos começar a semana com competitividade? Para isso, basta escolher um jogo em dupla em que ambos sejam relativamente bons ou igualmente ruins. A disputa deverá durar 45 minutos e o jogador que perder cada partida/rodada terá que fazer 10 burpees. O outro, para ser parceiro, pode acompanhar e fazer também.

O burpee é um movimento que trabalha diferentes partes do corpo e não exige uso de equipamentos, podendo ser feito em qualquer lugar. Além disso, o exercício promove um alto gasto de energia, possibilitando a perda de muitas calorias durante sua execução.

Como fazer o burpee:

  1. Faça uma flexão de braço até encostar o peito no chão;
  2. Flexione o quadril como se estivesse fazendo um agachamento;
  3. Execute um salto.

Terça-feira: Just Dance ou YouTube

Se no primeiro treinamento a disputa foi um contra o outro, nessa etapa, vamos trabalhar juntos? Para isso, escolha um jogo de dança do seu gosto, pode ser o Just Dance, por exemplo, que está disponível para videogames e celulares (aplicativo). Feito isso, o desafio é a dupla dançar durante uma hora. Caso você não tenha um jogo nesse estilo, não tem problema, é só acessar as aulas de dança no Youtube e dançar por uma hora em frente à TV ou a algum dispositivo.

– Além da queima de calorias, que varia dependendo da intensidade da dança, o controle corporal, a propriocepção, a coordenação motora e o ritmo são essenciais nesse tipo de atividade. Somado tudo isso ao fato desse treinamento ter como objetivo o sincronismo com alguém que pode ser menos ou mais coordenado que você, a tarefa se torna mais desafiadora. Além disso, dançar acompanhado pode trazer mais do que benefícios físicos, sendo capaz de fortalecer laços e criar confiança entre os participantes – ressalta Bruno Rosa

Quarta-feira: jogos de esporte e agachamento

Hoje é dia de jogos de esporte! Se você gosta de jogar futebol no videogame, como PES e Fifa, a cada gol levado, a prenda será fazer 10 agachamentos. Caso prefira o futebol americano, a cada touchdown levado, a tarefa é a mesma.

Agora, se você optar por jogar basquete, a cada quarto, o participante que está perdendo deverá pagar a diferença de pontos em agachamentos. E, para ninguém ficar parado, o jogador que estiver ganhando deverá fazer 15 segundos de prancha entre cada intervalo.

– O agachamento é um dos exercícios mais completos que existem e também um movimento natural que perdemos dada a rotina moderna de trabalho que nos coloca, na maioria das vezes, sentados em cadeiras por horas. O agachamento tem como foco o fortalecimento dos membros inferiores e trabalha bastante quadríceps e glúteos, bem como, se feito com sobrecarga, promove uma grande ativação na musculatura do core. Já as pranchas são exercícios em que é necessário produzir força para continuar parado. A prancha isométrica, que é a mais comum, tem como objetivo principal o fortalecimento do core – explica o personal trainer.

Quarta-feira: Jogo de charadas e flexões

Dia de exercitar a cabeça! Você conhece o Brain Out? Ele nada mais é do que um jogo de desafios simples que te fazem pensar e analisar diversas situações, estimulando o raciocínio. Aqui, vamos torná-lo mais interessante: a cada resposta errada, você deverá pagar cinco flexões.

– As flexões de cotovelo são exercícios básicos que consistem na utilização da força dos braços para subir e descer o corpo do chão. Esse exercício trabalha bastante as musculaturas do peitoral, tríceps e deltoide e, para muitas pessoas, as flexões podem ser desafiadoras, mesmo sendo feitas sem nenhuma sobrecarga, apenas com o peso corporal. Então, jogar Brain Out e fazer flexões a cada resposta errada fará com que a pessoa trabalhe não só o corpo, mas a mente também. Dessa forma, esse exercício pode ser mais desafiador do que parece – destaca Bruno Rosa.

Sexta-feira: Pac-Man e série completa

Dia de nostalgia! Vamos voltar no tempo e nos exercícios? O Pac-Man é um jogo atemporal que está disponível em todas as plataformas. Aqui, o desafio se resume em: a cada partida perdida no jogo, você deverá fazer todos os exercícios passados ao longo da semana. Confira a série:

  • 5 flexões;
  • 10 burpees;
  • 10 agachamentos;
  • 15 segundos de prancha;
  • 20 polichinelos ou movimentos de dança por 20 segundos.

– Agora que já sabemos o que cada um dos exercícios trabalha, um desafio ainda maior é colocá-los em prática na mesma sessão de treinos, o que os torna ainda mais desafiadores e cansativos. Dependendo de quantas vezes você perca no Pac-Man, o número de séries pode promover o aumento da resistência de força, da capacidade cardiorrespiratória e do gasto calórico – aponta o personal trainer.

Além dos benefícios físicos dos exercícios feitos entre as séries de games, os próprios jogos podem promover o aumento da capacidade cognitiva, coordenação motora, rapidez de raciocínio, criatividade e memória. Sendo assim, a união dos dois mundos pode ser divertida e extremamente benéfica em diversos aspectos para todas as pessoas. Afinal, o mais importante é se manter ativo mesmo estando em quarentena!

Referências: globo.com/euatleta

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *