Muito se fala que o Psyllium é um emagrecedor, porém, é importante entender que ele não atua diferentemente na redução de peso em si, embora auxilie!
O que é Psyllium?
O Psyllium é uma fibra natural retirada das cascas e sementes de uma planta de origem asiática conhecida cientificamente como Plantago ovata.
Ele é uma fibra solúvel que, em contato com a água a absorve, formando um gel, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico. Nesse processo, pode crescer até 20 vezes de tamanho. Isso faz com que o Psyllium atue no aumento da sensação de saciedade e estimule o funcionamento intestinal, mantendo o órgão saudável.
5 benefícios do Psyllium
O Psyllium é rico em fibras e essas fibras têm um papel importante no organismo. Vamos entender melhor sobre quais os benefícios que elas trazem para o corpo?
1. Melhora o funcionamento intestinal
O Psyllium ajuda a melhorar o trânsito intestinal, visto que ele é um composto puro de fibras naturais. Vale ressaltar que cerca de 80 g de 100 g do alimento são de fibras.
Essas fibras, quando entram em contato com a água, a absorvem e formam uma espécie de gel. Esse gel estimula os movimentos peristálticos, favorecendo o funcionamento do intestino e, ainda, auxiliando na eliminação de toxinas e impurezas.
Por isso, o Psyllium é, inclusive, indicado no tratamento de constipações, hemorroidas e doença de Crohn.
2. Redução do colesterol
Como visto, as fibras do Psyllium auxiliam na eliminação, também, de impurezas do organismo. Essas impurezas incluem os excessos de gordura.
Esse processo promove uma melhor absorção dos nutrientes e, consequentemente, reduz a absorção de gorduras “ruins”, auxiliando na redução do LDL.
Leia também: Aprenda essa receita e limpe seu corpo do colesterol ruim
_____
3. Controle da diabetes
O Psyllium tem a capacidade de ajuda a diminuir a absorção dos carboidratos. Essa redução faz com que a produção de insulina também diminua e se mantenham controlados seus níveis.
Sendo a insulina a responsável por controlar o nível de açúcar no sangue, o resultado do consumo do Psyllium é também uma forma de auxilinar no controle da diabetes.
4. Reduz a pressão arterial
Devido ao poder de eliminação de impurezas, as fibras do Psyllium também contribuem para manter a saúde das paredes sanguíneas, o que leva ao controle da hipertensão.
5. Emagrecimento
Como já mencionado, o Psyllium, quando em contato com a água, aumenta de volume, fazendo com que esse volume ocupe maior “espaço” no estômago e proporcione sensação de saciedade.
Por que o Psyllium emagrece?
As fibras do Psyllium são os principais elementos responsáveis por favorecer o processo de emagrecimento. Eles se ligam facilmente aos líquidos do organismo, formando uma “massa” que diminui o esvaziamento gástrico e a fome. Além disso, elas ajudam a reduzir a absorção da gordura dos alimentos, o que também propicia a redução de peso.
Ainda, por regular o funcionamento do intestino, as fibras auxiliam na diminuição da retenção de líquido. Vale lembrar, que o Psyllium não é um emagrecedor e não elimina a gordura corporal.
O Psyllium está relacionado ao aumento da sensação da saciedade e a redução na absorção das gorduras dos alimentos. O mais importante é uni-lo a uma dieta saudável e a prática de atividade física para favorecer o processo de emagrecimento.
Quantidade recomendada
Para se obter os benefícios do Psyllium, o indicado é consumir, pelo, menos 10 gramas ao dia o que corresponde a 1 colher de sopa.
O sabor do Psyllium é neutro e não altera o sabor nas receitas. Quer saber como consumir esse superalimento? Confira no próximo tópico!
Como consumir?
Você pode encontrar o Psyllium em cápsulas ou em pó. Em cápsulas, o consumo dever ser de acordo com a orientação do fabricante. Você pode acrescentá-lo em sucos ou shakes. Além disso ele pode ser acrescentado à água pura ou receitas de pães, bolos e biscoitos. Outra opção é polvilhá-lo em sopas, cereais e iogurtes.
A fibra natural pode ser consumida a qualquer momento do dia, mas recomenda-se sempre uma boa hidratação, tendo em vista que o Psyllium é um alimento de alta absorção de água. Além disso, prefira sempre a versão natural, sem aditivos.
Contraindicações
De maneira geral, não existem contraindicações para o consumo do Psyllium. O que vale ressaltar é a importância da ingestão de bastante água, pois ele age juntamente ao líquido. A falta de água pode ocasionar reações adversas, como cólicas, dores e constipação.
Antes de introduzir este elemento em seu dia a dia, recomendamos visitar um médico ou nutricionista para melhor orientá-lo.
Fonte: Oceandrop