Logo
7 Calmantes naturais para Ansiedade, Insônia e Nervosismo
7 Calmantes naturais para Ansiedade, Insônia e Nervosismo

Não é novidade que o isolamento social, vem interferindo na nossa ansiedade, insônia e nervosismo. Pensando sempre em ajudar nossa família, o nosso Blog, foi atrás de calmantes naturais para ajudar nesse controle. Confira a lista e aprenda como prepará-los.

Ótimas plantas para fazer chá

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.
No entanto, existem muitas outras plantas que também têm ações semelhantes, diminuindo a ansiedade e o nervosismo. Outros exemplos incluem:

  • Valeriana: a sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva de São-João ou Hipericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;
  • Camomila: tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria;
  • Melissa ou cidreira: tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.

É possível fazer chá de todas estas plantas. Além disso, também existem suplementos alimentares na forma de comprimidos à venda em lojas de produtos naturais, supermercados e algumas farmácias. Geralmente, os suplementos devem ser indicados por um fitoterapeuta ou nutricionista para saber qual a dose mais indicada. Os suplementos funcionam bem para aliviar sintomas a longo prazo, reduzindo o surgimento de crises de ansiedade, por exemplo.

Como preparar chás calmantes

Para fazer o chá, deve-se selecionar uma das plantas com efeito calmante e depois adicionar 1 sachê, ou 20 gramas da planta, em 1 xícara de água fervente por aproximadamente 5 a 10 minutos. Depois, o chá pode ser tomado 2 a 3 vezes ao longo do dia ou antes de situações que provoquem mais estresse.
No caso de se precisar de um calmante para dormir, o chá mais indicado é o de valeriana, pois aumenta os níveis de melatonina, importantes para induzir o sono. Nesse caso, o chá deve ser tomado 15 a 30 minutos antes de dormir e, nesse período, deve-se evitar assistir televisão ou usar outro aparelho eletrônico, como o celular.

A principal vantagem em relação aos calmantes vendidos na farmácia é o fato de não causarem efeitos colaterais ou dependência. Porém, e apesar de poderem ser comprados sem receita médica, só devem ser utilizados sob a orientação de um médico ou fitoterapeuta, especialmente quanto a sua dosagem, já que algumas destas ervas quando consumidas em excesso podem ser tóxicas.

Opções naturais para grávidas e bebês

Os calmantes naturais para grávidas só podem ser utilizados sob a orientação do obstetra que está realizando o pré natal e em caso de extrema necessidade. Além disso, eles podem causar efeitos colaterais ou não serem seguros para o bebê. Um bom calmante natural que pode ser utilizado por grávidas e que não possui contraindicações é o suco natural de maracujá.

Um bom calmante natural para bebês é o chá de camomila com erva doce, que além de acalmar, favorecer o sono e auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.

Existe um suplemento alimentar chamado funchicória que contém estas plantas medicinais e pode ser utilizado como calmante natural para bebês e recém nascidos, mas apesar de poder ser comprado sem receita médica só deve ser utilizado com o conhecimento do pediatra da criança.

Uma outra opção de calmante natural para bebês com mais de 6 meses, que já tenham iniciado a alimentação diversificada é o suco natural de maracujá. Basta bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 1 copo de água, coar e depois oferecer ao bebê ou a criança cerca de meio copo.

Entenda porque calmantes naturais funcionam

Calmantes que vem da natureza contam com a vantagem de ter menos efeitos colaterais. Entretanto, isso não quer dizer que não tenham uma ação eficiente.

O que acontece é que muitas plantas possuem substâncias capazes de agir no organismo. A fama do maracujá como calmante natural, por exemplo, não é à toa. Contudo, é na sua folha que estão os flavonoides, alcaloides e saparinas. É por meio dessas substâncias que acontece uma reorganização dos neurotransmissores, levando à mais tranquilidade. Até mesmo a pressão arterial é beneficiada, assim como a respiração.

Na prática, isso significa que os calmantes naturais funcionam por contarem com ingredientes que atuam no organismo humano. O diferencial em relação aos sintéticos está na menor quantidade de efeitos colaterais negativos.

 

Referências: TuaSaúde e PortalMaratimba

 

Participe da discussão

12 comentários

    1. Bom dia, Elisabeth! Que bom ter gostado. Tá sabendo? Você pode receber nosso conteúdo em seu e-mail, basta clicar em receba Minuto Saúde e Bem-Estar ao final do conteúdo, e cadastrar.

    1. Bom dia, Sônia! Que bom ter gostado, você pode receber nosso conteúdo por e-mail, basta se cadastrar em: “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar” localizado ao final do conteúdo.

    2. Bom dia, Sônia! Que bom ter gostado, você pode receber nosso conteúdo por e-mail, basta se cadastrar em: “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar” localizado ao final do conteúdo.

  1. Bom dia
    O fato de eu me sentir angustiada e não estar dormindo pode ser depressão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *