Logo

O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, e, por isso, pode ser usado para auxiliar no tratamento de acne, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento precoce.

Além disso, é composto por pectina, uma fibra solúvel que atua diminuindo a absorção de carboidrato no intestino e controlando os picos de glicemia, ajudando na perda de peso, controle da diabetes e melhora da digestão.

Principais benefícios do vinagre de maçã

Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã possui ácidos e compostos polifenólicos em sua composição que atuam dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, por isso, pode ajudar na perda de peso. Além disso, a pectina promove a sensação de saciedade e diminui a fome. O vinagre de maçã também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo.

Ajuda a controlar a diabetes

O vinagre de maçã ajuda no controle dos picos de glicemia após as refeições. E alguns estudos relatam que o produto poderia ainda melhorar a ação da insulina e reduzir a produção de glicose pelo fígado, o que também ajuda no controle da diabetes. No entanto, para que o vinagre de maçã tenha esse efeito, é importante que faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Melhora a digestão

O vinagre de maçã é rico em fibras e ácidos, como o ácido acético e clorogênico, que ajudam na digestão dos alimentos e, por isso, poderia a ajudar a aliviar os sintomas de má-digestão, proteger o estômago, facilitar a digestão e diminuir a sensação de estômago pesado após as refeições.

Protege contra doenças cardiovasculares

Devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã é capaz de prevenir que aconteça o depósito de gordura nas paredes dos vasos e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

Além disso, auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL, e dos triglicerídeos, atuando no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.

Protege o fígado

É rico em ácidos, como o gálico, lático, málico e cítrico, que podem atuar diretamente no fígado e melhorar a sua atividade, além de ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento da esteatose hepática.

Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias

Alguns estudos científicos mostram que o vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas capaz de diminuir a proliferação de alguns microrganismos presentes naturalmente no organismo mas que podem causar infecção quando em grandes quantidades, como Candida albicansEscherichia coli Staphylococcus aureus, por exemplo, que estão relacionados com infecções urinárias, gastrointestinal e de pele.

Retarda o envelhecimento

Os polifenóis presentes no vinagre de maçã possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação e, por isso, o vinagre de maçã melhora a qualidade da pele.

Trata o refluxo gastroesofágico

Apesar de ser rico em ácidos, acredita-se que o vinagre de maçã possa ajudar a regular a produção de ácido pelo estômago, atuando no alívio dos sintomas de refluxo gastroesofágico, como azia, sensação de queimação e sensação de peso no estômago.

É importante que a quantidade considerada segura seja respeitada: 1 colher de sopa de vinagre diluída em 300ml de água, isso porque o consumo de quantidades superiores pode fazer com que exista o efeito reverso, aumentando o risco de danos à mucosa do esôfago e estômago.

Como utilizar o vinagre de maçã

Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de 300ml de água e beber de manhã, em jejum.

Consumir na alimentação: pode-se colocar o vinagre de maçã diretamente em saladas e legumes para consumir;

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios, o vinagre de maçã deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Gostou do nosso conteúdo? Fique de olho em nosso Blog para ler novos conteúdos toda semana!

 

Fonte: TuaSaúde

Participe da discussão

48 comentários

  1. Essas notícias sobre os benefícios do vinagre de maçã para a saúde é de grande importância, pois nos trás uma melhor visão no desenvolvimento da nossa saúde e uma boa proteção aos nossos orgáos internos.

  2. Eu já tomo o vinagre de maçã pela manhã em jejum e realmente é eficaz. Obrigado pela informação de algumas coisas que não sabia.

    1. Você usa pela manhã em jejum, ou antes das refeições. Eu li que pode tomar 2 doses por dia. 1 antes do almoço e 1 antes do jantar, desde que respeita a dosagem; 1 colher de sopa diluída em 300ml de agua

  3. Gostei do conteúdo do vinagre de maçã o quanto ele pode me ajudar na minha alimentação eu sinto muitas cãibras muita queimação muita azia e sinto muita fome porque tenho ansiedade

  4. Comecei a tomar o vinagre de maçã seguindo vossa sugestão e estou crendo nos efeitos positivos com a intenção de voltar a dar meu testemunho após dois meses de uso. Lena

  5. Eu já faço uso desse rico produto ornigaco. Só eu estava fazendo de forma errada, com essa orientação vou fazer uso correto.

  6. Boa tarde gostaria de saber como tomar o vinagre de maçã antes das refeições,eu me chamo Fátima

  7. Gostei da ideia vou espermentar .pois minha esposa tem refluxo há anos . E eu tenho alguma disfunção no fígado.

  8. Boa tarde!
    Comecei a tomar vinagre de maçã todas as manhãs em jejum e já estou sentindo muita diferença , estou perdendo peso
    Muito bom mesmo .

  9. Eu já faço isso desde a minha infância, minha mãe costumava nos oferecer como suco, pois não tínhamos dinheiro para comprar refrigerantes, frutas e outros tipos de sica. Eu sempre gostei do suco feito com vinagre, então eu utilizo até hoje aos 55 anos.

  10. ola,costumo tomar puro em jejum uma mini dose é o mesmo efeito ou tem que ser diluido em agua?

  11. Eu comecei usar ontem 10/07/23, mas me indicaram duas colheres de sopa em meio copo de água, faz mal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *