Os alimentos que podem ajudar pessoas que têm queda de cabelo são, principalmente, os ricos em proteínas e vitaminas como peixes, ovo, soja, frutas vermelhas, feijão ou vegetais verde-escuros.
Por serem ricos em nutrientes com ação anti-inflamatória, antioxidante e antisséptica, ajudam a fortalecer os fios e hidratar o couro cabeludo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.
A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas como alterações hormonais, hereditariedade, estresse ou falta de vitaminas e, por isso, pessoas que não se alimentam de forma adequada, principalmente com uma dieta pobre em proteína, têm grande probabilidade de ter este problema.
Alguns alimentos que podem ajudar na queda de cabelo:
Peixe
Os peixes, como salmão, arenque, sardinha e atum, são uma excelente fonte de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória e, por isso, ajudam a prevenir a inflamação dos folículos pilosos, que é um fator que pode contribuir diretamente para a queda de cabelo.
Ovo
O ovo é rico em selênio e zinco, nutrientes que ajudam a promover o crescimento saudável dos fios, e uma importante fonte de proteínas e biotina que são dois nutrientes essenciais para estimular a produção de queratina, uma proteína que protege e preserva os nutrientes presentes dentro do fio, o que ajuda a manter os fios saudáveis e evitar a queda de cabelo.
Cenoura
A cenoura é rica em vitamina A e E que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e têm ação antioxidante, evitando os danos provocados pelos radicais livres, que podem enfraquecer os fios causando a queda de cabelo.
Folhas verde-escuras
Esses tipos de vegetais como espinafre, couve e rúcula, são ricos em nutrientes como vitaminas A e C, ferro, betacaroteno, ácido fólico e biotina, que, além de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulam a produção de proteínas essenciais para o fio e aumentam a hidratação da raiz capilar.
Frutas vermelhas e cítricas
As frutas vermelhas, como morango, cereja, framboesa e goiaba, e as frutas cítricas como laranja, mexerica e limão, são excelentes fontes de antioxidantes, incluindo a vitamina C, que ajuda a proteger os folículos pilosos dos danos causados pelos radicais livres, que podem levar a uma diminuição da circulação sanguínea no couro cabeludo, causando enfraquecimento dos fios.
Alecrim
O alecrim é uma planta medicinal rica em flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que contém propriedades antioxidantes e antissépticas que ajudam a combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo e a formação de caspa, que podem causar a queda de cabelo.
– Esta planta pode ser usada na forma de chá, diretamente na pele do couro cabeludo.
Vale ressaltar que, ao perceber uma significativa queda de cabelo, deve-se procurar um dermatologista para investigar as causas e possíveis tratamentos.
Fonte: Tua Saúde
Gostei muito da matéria apresentada, eu mesmo gosto de fazer o vinagre de , evito produtos industrializados.