Tomar muito café pode provocar sintomas como dor de estômago, tremores e até insônia. A dose máxima de cafeína recomendada por dia é de 400 mg, o equivalente a beber cerca de 600 ml de café de saco por dia ou 3 cafés expressos.
No entanto, é preciso ter cuidado e contabilizar também a ingestão dos outros produtos contendo cafeína, porque a cafeína está presente em bebidas energéticas, em alguns suplementos para treinar, alguns remédios, chás verde, mate e preto e até nos refrigerantes do tipo cola.
Sintomas de overdose de cafeína
Nos casos mais graves, o excesso de café pode mesmo provocar overdose, podendo surgir os seguintes sintomas:
- Aumentos dos batimentos cardíacos;
- Delírio e alucinações;
- Tontura;
- Diarreia;
- Convulsões;
- Febre e sedo excessiva;
- Dificuldade para respirar;
- Dor no peito;
- Movimentos incontroláveis dos músculos.
Ao observar a presença desses sintomas, recomenda-se ir ao hospital pronto socorro, pois é necessária assistência médica. Nestes casos, pode ser necessário internamento médico e, dependendo da gravidade dos sintomas, o tratamento pode incluir a realização de lavagem gástrica, a ingestão de carvão ativado e a administração de remédios que ajudem no controle dos sintomas.
Sintomas de consumo excessivo de café
Alguns dos sinais e sintomas que indicam um consumo excessivo de cafeína incluem:
- Irritabilidade;
- Dor de estômago;
- Tremores leves;
- Insônia;
- Nervosismo e inquietação;
- Ansiedade.
Quando estes sintomas estão presentes e quando não existem outras possíveis razões que justifiquem o seu surgimento, é sinal de que o consumo de café ou de produtos contendo cafeína pode estar exagerado, sendo recomendado interromper imediatamente o seu consumo.
Embora a cafeína possa parecer inofensiva, trata-se de estimulante do sistema nervoso central, que interfere na forma como o cérebro e o corpo trabalham.
Cuide de sua saúde!
Fonte: TuaSaúde
Saiba também sobre os benefícios do vinagre de maçã clicando aqui.