Logo

Mantenha sua mente sã no isolamento

Saúde mental na quarentena
Mantenha a saúde mental no isolamento

Como seres humanos, nos organizamos em sociedade e formamos grupos sociais. Em um período de isolamento como o que vivemos, esse relacionamento sofre instabilidade, o que pode causar desconforto psicológico. Com a ajuda de nossa psicóloga Jéssica Albuquerque (@j.albuquerque.psi), resolvemos trazer dicas de como fugir do estresse psicológico durante a quarentena e manter sua saúde mental. Vamos a elas!

Crie uma rotina

O isolamento social pode causar ansiedade e agravar quadros de depressão. Por isso, é importante criar objetivos em nossa rotina. Por exemplo, você pode escolher dias e horários para se dedicar ao seu passatempo favorito. Pode ser escrever, bordar, desenhar, fazer um curso online ou qualquer outra atividade que julgue prazerosa. Esse tipo de ocupação é um escape da mente para pensamentos negativos, uma distração e tanto! Além de desenvolver habilidades que, por vezes, nem sabíamos que tínhamos.

E, claro, quem puder trabalhar de casa, o faça! Isso é importante para a sua saúde e de quem está próximo de você. Além de ser uma forma de manter sua agenda de tarefas.

Evite excesso de informação

Os noticiários, como não poderia deixar de ser, nos atualizam o tempo todo sobre o Covid-19. O problema é que excesso de informação pode gerar muita ansiedade e pânico. É fundamental se manter informado, mas informação demais pode ser prejudicial à sua saúde mental. Portanto, informe-se, mas com bom senso.

Procure se exercitar

Seguindo a primeira dica dada, tente encaixar uma atividade física em sua rotina. Isso não é bom apenas para o corpo, mas para a saúde mental também. Exercícios físicos regulam os níveis de hormônios em nosso cérebro e sangue. Um exemplo é a serotonina, conhecida como “hormônio do bem-estar”. Ela regula aspectos importantíssimos de nosso corpo como sono, humor, apetite e ritmo cardíaco, por exemplo.

Mantenha a alimentação saudável

Pode não parecer, mas uma dieta saudável contribui para sua saúde mental. Isso porque, assim como uma rotina de exercícios físicos, a alimentação exerce importante função sobre os hormônios e bom funcionamento do nosso corpo em geral.

Mantenha contato virtual

Para evitar a sensação de isolamento, é importante utilizar as ferramentas que temos hoje em dia. O WhatsApp, por exemplo, serve para, além de troca de mensagens, chamadas de vídeo. Esse contato ajuda, e muito, no combate ao isolamento e prevenção de pensamentos pessimistas. 

Não se cobre demais

Apesar de cada uma das dicas acima ajudarem de alguma forma, não é necessário se cobrar demais para cumprir todas elas ou realizá-las com alta performance. A autocobrança pode ser prejudicial a sua saúde mental, portanto, não se cobre demais. Todo esse momento passará em breve!

Para todos os casos, durante esse período, a UFERJ oferece atendimento psicológico online, e detalhe: a primeira consulta é gratuita! Basta enviar um WhatsApp para (21) 98128-4974

Então, o que achou dessas dicas? Pretende segui-las? Conte para nós nos comentários sua opinião e sugestões. Siga também nossa querida e excelente psicóloga Jéssica Albuquerque no Instagram e Facebook. E lembre-se: mente sã, corpo são!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *