A cada ano, cerca de 2 milhões de Brasileiros sofrem de dor na coluna (na região da coluna lombar). No entanto é possível, na maioria das vezes, evitá-la por meio de medidas simples. Quer saber como?
1- Contraia a musculatura abdominal
A contração da musculatura abdominal ao realizar tarefas cotidianas pode eliminar 2/3 da carga à que os discos intervertebrais da região lombar estão submetidos.
2- Levante-se
Não fique sentado mais do que 50 minutos seguidos. Levante-se, constantemente, da posição sentada, para aliviar a pressão mecânica nos discos intervertebrais lombares, a qual é 40% maior quando você está sentado, do que em pé.
Da mesma forma, em viagens de automóvel, desça do carro a cada uma hora e meia e caminhe alguns passos. Porque muitas pessoas entram em crise aguda de dor lombar ou dor ciática, após permanecerem sentadas por longos períodos.
3- Dê preferência a exercícios em pé
Na Academia, exercícios com peso sentado geram sobrecarga maior na coluna. Prefira fazê-los em pé, com a postura correta.
4- Dobre os joelhos
Ao abaixar-se, dobre os joelhos. Tudo que estiver abaixo do nível das mãos, você deve alcançar dobrando os joelhos e não a coluna.
5- Em pé, apoie um dos pés
Quando em pé, parado, coloque um dos pés em um plano mais alto e alterne. É para isso que existe aquela barra no balcão dos bares, para que a pessoa fique mais tempo em pé, sem sentir dores nas costas.
6- Evite torcer a região lombar
Em qualquer situação: em pé, sentado, deitado e, até mesmo, durante exercícios.
Além disso, evite assistir televisão deitado em movimento de torção ou sentado em postura sem apoio para lombar.
7- Use as regulagens
No trabalho regule corretamente a altura da cadeira e sente-se de modo a apoiar a coluna no encosto.
Em conclusão, siga essas dicas para ter maior produtividade no trabalho e evitar essas dores que tanto nos incomodam. Além disso, fique de olho no Minuto Saúde e Bem-Estar e aprenda essas e outras dicas
Referências: blog.fisiostore.com.br
Gostei obrigada pelas dicas.
Que bom, Tania! Receba nosso conteúdo por e-mail, clique em “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar”. Assim você fica por dentro dessas e outras dicas.