Logo

Telemedicina. Você sabe o que é?

 

Marcar um atendimento médico nem sempre é uma questão de realizar exames. Em alguns casos isso se faz necessário devido a algum problema de saúde que surgiu e gerou a necessidade de auxílio para saber como prosseguir.

Já pensou se nesses casos mais simples você pudesse ser atendido no seu horário de almoço? Sem precisar enfrentar filas ou se deslocar até a clínica? Agora você pode! A UFERJ vai te contar como.

O que é telemedicina?

É um método de atendimento médico que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde. Ocorre através de modernas tecnologias digitais que levam a assistência médica online a pacientes. Esta troca de informações acontece através da internet. Em ferramentas online, tais como WhatsApp, Messenger, chamadas de vídeo, entre outras.

Como a telemedicina funciona na prática?

São duas as principais áreas de atuação da telemedicina: tele laudos e tele assistência. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

  1. Tele laudos: Conhecida como a principal área da telemedicina no país, o lançamento de laudos à distância, ou tele laudos, são apresentados em softwares de saúde que viabilizam o recebimento de exames. Semelhantes aos exames de imagem como eletrocardiogramas, eletroencefalogramas e outros, para observação e laudos de especialistas.
  2. Tele assistência: Este tipo de atendimento à distância faz com que diversos serviços da rotina clínica estejam disponíveis para o ambiente digital. São eles: triagem, orientação da saúde, monitorização do paciente e consulta entre médicos para segunda opinião de diagnósticos. Tudo isso é feito através de plataformas online, realizada por vídeo conferência, áudio ou chat.

Benefícios

São diversos benefícios gerados pela área, portanto, levantamos alguns dos principais:

  • Otimização do tempo: Os dados e os resultados do paciente, ficam armazenados na web, protegidos para que apenas você e seu médico tenham acesso. Além disso, os dados ficam disponíveis na nuvem. Não precisando de intermediários para que sejam entregues em sua casa.
  • Aumento da capacidade de serviços: As vantagens também se estendem a agilidade do processo. Pois diferentemente do papel, um arquivo eletrônico pode ser acessado por múltiplos usuários.
  •  Maior segurança: Uma das maiores vantagens é a segurança das operações. Os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas mediante validação e identificação. Isso é feito por meio de um software ou site que possui login e senha em ambiente seguro, com certificação de segurança e de conteúdo criptografado. Além disso, o banco de dados permite que exames e laudos sejam armazenados e possam ser acessados a qualquer hora, reduzindo assim o risco de perda quando se trata do papel.
  • Aproximação do médico com o paciente: Estreitando a relação entre médico e paciente, garante a saúde onde e quando for necessário.

Telemedicina: uma ajuda, não inimiga

Ao contrário do que muitos pensam, a telemedicina não veio disputar espaço com a medicina tradicional, tão pouco é sua inimiga. O intuito é aprimorá-la e não substituí-la. Afinal ela apenas representa um avanço tecnológico, que continua dependendo do lado humano.

Esses e outros conteúdos, vocês encontram em nosso blog. Além disso, pode receber todo nosso conteúdo semanal por e-mail clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *