Em algum momento, todos nós já nos vimos necessitados de cuidados médicos ou do uso de medicamentos para recuperar a saúde. Mesmo aqueles mais resistentes não podem negar que uma consulta médica ajuda a tirar inúmeras dúvidas sobre a situação de nosso organismo. Mas como surgiu a Medicina? Qual a origem da ciência que salva vidas?
Como tudo começou
A história começou lá atrás, há milhares de anos. Teve sua origem em rituais e crenças mágicas que na época tinham como objetivo afastar as doenças. A arte de curar é, portanto, uma prática antiga, que esteve e está em constante evolução.
Nesse processo evolutivo, a magia foi perdendo espaço para o olhar científico, mas suas influências estão presentes até hoje. Um exemplo é o seu símbolo, que é representado por uma serpente enrolada em um cajado.
Quem foi o criador de tudo?
Hipócrates é apontado por muitos como o responsável por essa transição do misticismo ao olhar científico, mudando assim o conceito da medicina, transformando-a em ciência. Nascido em Cós, na Grécia, onde a medicina estava em ascensão, vindo de uma família de médicos, era quase inevitável que também seguisse por esse caminho.
Segundo a sua biografia, recebeu os primeiros ensinamentos de seu pai, e como complemento da sua formação, estudou Retórica e Filosofia. Tendo estudado nos dois maiores centros médicos da época, Hipócrates tornou-se o maior médico de sua geração, sendo frequentemente considerado o pai da medicina.
Medicina clássica
A teoria do equilíbrio do corpo por meio dos humores ganhou força com o pai da medicina, Hipócrates. Foi ele quem lançou as bases para uma abordagem racional da medicina. Seus escritos reúnem mais de setenta tratados que abordam diversos assuntos, enfatizando a importância do tratamento e do prognóstico.
Hipócrates pregou também a separação da medicina e da filosofia. Para ele, os médicos deveriam abandonar as análises subjetivas e observar o paciente. A base da medicina hipocrática é a objetividade, que é observada nas práticas médicas até hoje.
A prática médica na atualidade
A história da medicina está sempre se atualizando, pois vivenciamos a cada dia as inovações que impactam a área médica. Hoje, observamos o crescimento da humanização nos atendimentos, ofertando serviço de atenção integral ao paciente.
O objetivo não é apenas curar as doenças, mas proporcionar melhor qualidade de vida, promovendo o bem-estar físico, mental e social. A tecnologia e os avanços da ciência estão inseridos nesse novo panorama de crescimento da medicina preventiva. Com instrumentos para que o cidadão se torne protagonista da sua saúde. Por exemplo, a telemedicina, forma de consulta feita à distância via chamadas de vídeo, ou a nanotecnologia, que é a utilização de ferramentas ou robôs minúsculos no tratamento de doenças.
E então, gostou do nosso conteúdo? Nos conte o que achou nos comentários. Essas e outras informações você encontra em nosso blog.
Quer receber os conteúdos semanais do nosso blog por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.