Nos conteúdos anteriores falamos sobre caxumba e sarampo, duas doenças comuns em crianças. Então hoje resolvemos falar sobre o especialista que cuida dos nossos pequenos, vamos conhecer melhor a pediatria. O que faz um pediatra? Qual a importância do seu acompanhamento? Venha conferir e saiba como escolher um bom profissional para cuidar do seu bem mais precioso.
Quem é o pediatra?
É o médico especializado na assistência a crianças e adolescentes, seja no aspecto preventivo ou curativo, realizando consultas de rotina e acompanhando o crescimento. Ou seja, crianças e adolescentes que apresentarem sintomas de doenças devem se dirigir ao pediatra, uma vez que esse profissional tem a capacidade de compreender as características da infância e adolescência, bem como o seu desenvolvimento e as consequências de doenças nesse público.
Como atua esse especialista?
Consultas médicas e atendimentos em hospitais são as principais atividades de um pediatra. Receitar remédios, tratamentos para os pequenos e acompanhamento de seu desenvolvimento desde os primeiros dias de vida fazem parte de suas atribuições.
A nível de curiosidade, essa é a segunda especialidade médica com o maior número de títulos de especialistas no Brasil, de acordo com o levantamento de demografia médica de 2018 do Conselho Federal de Medicina. Além disso, possui uma média de idade em torno de 47,9 anos.
A importância do acompanhamento pediátrico
Fazer um acompanhamento com o pediatra envolve, além das queixas e sintomas apresentados, o cuidado com 4 aspectos da saúde da criança. São eles:
- Crescimento: envolve observar o ganho de peso e estatura, correlacionar esses dados com as medidas anteriores da criança e comparar com o previsto para a idade, através das curvas de crescimento. Embora pareçam medidas simples, acompanhar o crescimento fornece informações fundamentais sobre a saúde da criança, sobre seu estilo de vida e sobre possíveis doenças.
- Desenvolvimento: relaciona-se com aquisição de habilidades cognitivas, motoras e de interação social, como falar, andar e atingir habilidades esperadas para a idade. Verificar se a criança está atingindo os macros de desenvolvimento envolve uma observação atenta, coleta de informações da família e até mesmo informações da escola.
- Alimentação: uma alimentação saudável deve fazer parte da rotina de todas as famílias. Na infância, cabe ao pediatra analisar os hábitos alimentares da criança e instruir os pais sobre os alimentos adequados e não recomendados para cada fase.
- Vacinação: a importância da vacinação na infância é incontestável, visto que a imunização evita uma série de doenças e suas consequências para as crianças. Acompanhar a caderneta de vacinação, informar sobre quais estão em dia e quais estão em atraso, também fazem parte desse cuidado. O pediatra também pode recomendar outras vacinas que ainda não fazem parte do calendário do Ministério da Saúde, mas estão disponíveis na rede privada.
Pediatra vai além das doenças
Quando a criança é bem acompanhada pelo pediatra, esse profissional é capaz de estabelecer um elo com o paciente, por conquistar sua confiança e de sua família, através do contato frequente. Em muitos casos, o médico pediatra também pode estabelecer um vínculo com a escola, solicitando informações sobre o desempenho e comportamento, informando assim, sobre possíveis cuidados específicos para a criança.
A atenção do médico pediatra com a saúde da criança vai além da solução ou acompanhamento de problemas de saúde. O seu comportamento é fundamental para a abordagem integral do bem-estar da criança em diversas esferas, sendo esse profissional capacitado par coordenar este cuidado.
Qual o melhor pediatra?
Os pais querem sempre oferecer o melhor para os filhos, essa preocupação sofre impacto direto na busca por um bom especialista. Mas diante de um grande número de profissionais disponíveis, como escolher o que melhor atende as necessidades da criança e da família?
Buscar indicações de familiares ou amigos é uma boa estratégia, principalmente entre aquelas que têm o mesmo estilo de criação ou crianças com idades semelhantes às dos seus filhos. Outro caminho bacana é pedir indicações para outros médicos de sua confiança.
Importante salientar
Em breve a UFERJ e a nossa parceira Clínica CIU reabrirão a agenda para marcação de consultas e atendimentos presenciais. Fiquem de olho em suas redes @uferjonline e @ciuclinicas. Também vale lembrar que os atendimentos online continuam acontecendo e você já pode marcar uma consulta. A UFERJ disponibiliza os seguintes serviços:
Dentista por telefone: agendamento dentista por telefone
Psicólogo online: agendamento psicólogo online
Atendimento médico online: agendamento médico online