Logo

Dia Mundial da Saúde: os benefícios da atividade física

Todos nós sabemos que a atividade física está entre os hábitos mais recomendados para uma vida saudável. Hoje, 7 de abril, como marco do Dia Mundial da Saúde, não poderíamos deixar de destacar seus benefícios. Mas em que essa prática pode influenciar minha vida? Venha conferir.

Atividade física e a saúde dos brasileiros

De acordo com um estudo realizado pela OMS, em 2018, foi constatado que um a cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo. Outra pesquisa que também nos chama muita atenção, feita no mesmo ano pelo Ministério da Saúde, indica que a maioria das doenças que mais matam no país, são devidas a um estilo de vida nada saudável.

Em um primeiro momento, talvez o estilo de vida sedentário não pareça tão ofensivo, o que o torna ainda mais perigoso, pois ele é o principal causador da obesidade que, consequentemente, está relacionada aos surgimento das doenças crônicas, sendo a hipertensão arterial, o colesterol alto, a osteoporose e a diabetes bons exemplos delas.

Como começar a praticar exercícios

Antes de começar a praticar atividade física, é importante que sejam feitos alguns exames médicos para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, principalmente se a pessoa for sedentária. Dessa forma o médico poderá avaliar a restrição ou não de algum exercício e a intensidade ideal para prática, também podendo identificar a necessidade de um profissional de atividade física ou mesmo um fisioterapeuta no acompanhamento.

O início tende a ser um pouco difícil, devido a falta de costume. Por isso, é recomendado que inicialmente sejam realizados exercícios mais leves. Além disso, o ideal é praticar algum tipo de atividade que movimente grandes grupos musculares como a natação, a caminhada e o ciclismo. Também podemos adotar alguns hábitos como fazer uso de escadas, levar o cachorro para passear na rua, lavar o carro, tarefas do cotidiano que podemos converter em saúde e bem-estar.

Diminuição dos riscos de doenças crônicas

O exercício físico pode auxiliar a prevenção de patologias crônicas como doenças cardíacas e doenças vasculares, já que fortalece o músculo cardíaco, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentando os níveis de colesterol bom (HDL).

Além disso, também há outras doenças que podem ser controladas ou evitadas através dos exercícios, tais como:

  • hipertensão arterial: a redução da pressão acarreta a melhora do quadro de saúde, tornando possível que o uso de medicamentos não seja mais necessário (com autorização médica, obviamente);
  • diabetes: a diminuição da gordura corporal reduz também os níveis glicêmicos;
  • doenças ósseas: o fortalecimento da estrutura óssea previne contra a osteoporose, por exemplo;
  • doenças musculares: a melhora da flexibilidade e da postura evita dores e fortalece os músculos.

Melhora na saúde mental

Estudos mostram que a atividade física pode combater a ansiedade. Isso ocorre porque a concentração que se tem no treino, faz com que o estado psicológico do individuo tenha momentos prazerosos, focando no exercício que está sendo realizado.

Outra patologia que pode ter seus sintomas diminuídos é a depressão. A atividade física libera certas substâncias durante sua prática e uma delas é a endorfina, um neurotransmissor capaz de proporcionar a sensação de serenidade e bem-estar.

Benefícios da atividade física na terceira idade

Como se sabe, todo ser humano passará pelo processo de envelhecimento, uma transformação progressiva e que não conseguimos controlar. Mas hoje conseguimos investir em qualidade de vida, sempre mantendo em equilíbrio o lado biológico com o psicológico.

Existem alguns benefícios da atividade física para idosos que merecem ser destacados. Dentre eles, estão a melhora da condição física, a possibilidade de se manter independente por mais tempo, o controle das transformações que ocorrem durante essa fase e a prevenção da limitação das funções. Além de fortalecer o coração, diminuir os níveis de gordura corporal, minimizar o impacto negativo de alguns sintomas depois que certas condições já tiverem se desenvolvido, a exemplo da demência e mal de Parkinson.

Curiosidade

Estudos do Ministério da Saúde do Brasil apontam que poderiam ser evitadas 260 mil mortes ao ano devido ao câncer e doenças cardíacas, caso a população brasileira adotasse o hábito de praticar 30 minutos de atividades físicas por cinco dias na semana paralelo a uma alimentação equilibrada.

Pratique atividade física

Sair do sedentarismo e adotar um estilo de vida ativo por meio de exercícios físicos regulares, ajuda a impulsionar o sistema imunológico, aumentando a quantidade de glóbulos brancos, que ajudam no combate de todas as doenças. Também é uma boa maneira para prevenir a imunidade baixa, evitando assim a vulnerabilidade em desenvolver algumas doenças, como por exemplo o Covid-19.

E já que mencionamos o coronavírus, decidimos deixar uma dica super especial para você. Ensinaremos o passo a passo para que você faça sua própria máscara, evitando assim a proliferação do vírus. Siga as instruções:

  1. Corte um tecido de algodão em formato de quadrado (20cm x 20 cm);
  2. Faça de 2 a 3 dobras, de 1 a 2 cm cada, e vinque com um ferro de passar;
  3. Costure ou cole todas as bordas, sem esquecer de colocar um cordão ou elástico para prender a máscara no rosto.

Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *