Gastroenterologia | O que é?

Com o desenvolvimento da moderna tecnologia médica, o estudos das doenças digestivas tem crescido imensamente, permitindo a especialistas da gastroenterologia algumas opções de diagnósticos e tratamentos que estavam completamente indisponíveis antes do século XX. Mas sobre que doenças estamos falando? Quando devo procurar um gastro? Tenha agora todas as respostas.

O que é gastroenterologia?

É a especialidade médica que trata e estuda o funcionamento do aparelho digestivo. Também é da responsabilidade do gastro o tratamento de órgãos como boca, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, vesícula biliar, cólon ou íleo.

Gastroenterologia é uma palavra de origem grega, onde “gastro” significa “estômago” e “entero” significa intestino.

A saúde do sistema digestivo é crucial para o bem-estar do corpo inteiro

O que faz o gastroenterologista?

Em resumo, ele é responsável por estudar, prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que atacam o aparelho digestivo. Doenças que podem ir desde um soluço com ânsia de vômito a câncer nos mais variados órgãos, como estômago, esôfago e etc. Outros exemplos bastante comuns são gastrite, úlcera e prisão de ventre.

Como é composto o sistema digestivo?

O sistema é composto por mais de 20 órgãos, como por exemplo estômago, fígado e os intestinos delgado e grosso. Por englobar muitos órgãos, a probabilidade de todos precisarem recorrer a um médico gastroenterologista pelo menos uma vez na vida é bem alta, principalmente porque o sistema digestório acaba ficando exposto e vulnerável a cada ingestão de alimentos. Daí vem a necessidade de higienizar muito bem os alimentos, as mãos e manter bons hábitos alimentares.

Quais exames estão relacionados a gastroenterologia?

Além da consulta comum, com o exame físico e o histórico médico, o especialista da área pode pedir ultrassom e exames complementares para ajudar no seu diagnóstico. Por exemplo:

  • Endoscopia Digestiva Alta: avalia como estão as paredes do esôfago, estômago e duodeno, conseguindo identificar, por exemplo, gastrites e úlceras;
  • Colonoscopia: detecta condições relacionadas ao intestino grosso.

Exames de sangue podem ser pedidos pelo médico também, para verificar sua glicemia, colesterol, proteínas do sangue, como está a produção das enzimas do fígado e a função hepática, entre outras informações.

Quando procurar um gastro?

O gastroenterologista deve ser procurado quando a pessoa apresentar sintomas gerais como halitose, dor no peito, cólicas abdominais, dor de barriga, diarreia persistente, má digestão, náuseas, vômitos, excesso de gases, constipação e sensação de bolo na garganta.

Além disso, sintomas como febre, mal-estar geral, urina escura, dor do lado direito do abdômen, fezes claras e olhos amarelados também podem ser sinais de problemas no fígado e devem ser cuidadosamente analisados pelo gastroenterologista.

Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *