Logo

Smartphones: Danos e Benefícios

Hoje em dia não vivemos sem nossos smartphones, não temos dúvidas do quanto o avanço tecnológico impacta positivamente o nosso cotidiano. Mas será que os usamos do jeito certo? Não há um certo exagero em seu uso? Quais os malefícios causados pelo uso excessivo desse aparelho que se tornou indispensável hoje em dia? Venha conferir!

Como o smartphone interfere no nosso organismo?

Os aparelhos móveis emitem um sinal conhecido como ondas eletromagnéticas. É o mesmo principio dos aparelhos de rádio. Essas ondas penetram no nosso corpo, podendo causar mudanças sutis no funcionamento das células.

A maior preocupação tem sido o impacto que essas ondas tem causado à temperatura do nosso organismo quando exposto a elas. Na frequência certa, elas causam uma agitação nas moléculas de água em sua composição. Basicamente é essa a lógica de funcionamento dos aparelhos de micro-ondas para esquentar alimentos rapidamente.

Consequências emocionais

Os problemas psíquicos mais comumente encontrados naqueles que abusam dos celulares são: depressão, ansiedade e impulsividade. Isso sem falar na diminuição da capacidade social, uma vez que tais relacionamentos se tornam sobretudo virtuais.

Isso acontece porque a luz e os estímulos cerebrais antes de deitar bagunçam o relógio biológico e impedem um sono restaurador, criando um cenário de vulnerabilidade ideal para o surgimento dos problemas psíquicos ditos acima.

 Consequências físicas

Alguns problemas ortopédicos podem ser causado com o excesso do uso, principalmente relacionados a má postura dos usuários. Como consequência da projeção do pescoço para frente e para baixo, podem surgir dores de cabeça, nos braços e as contraturas dos músculos dorsais.

Além disso, movimentos repetitivos podem gerar tendinites nas mãos. Outro problema, é a falta de atividade física inerente ao uso do telefone, o que também se torna prejudicial à saúde física e um grande facilitador da obesidade.

Complicações oculares

Em função das letras pequenas e o uso do aparelho no escuro, os celulares podem causar problemas de visão, muitas vezes até mesmo possibilitando a necessidade de usar óculos. Outra preocupação é o excesso de luz e foco, que podem causar secura e inflamações e também fotofobia, caracterizada pela extrema sensibilidade dos olhos à luz.

Smartphones podem disseminar infecções?

Os aparelhos móveis são utilizados por todas as pessoas nos mais diversos lugares, como locais públicos, hospitais e banheiros. Isso o torna um grande acumulador de micróbios e bactérias. Por conta disso, ele pode sim ser um grande disseminador de doenças e infecções.

Seria então o smartphone um grande vilão?

Os smartphones nos possibilitam uma infinidade de vantagens, então obviamente o vilão não é a tecnologia, mais sim o uso desenfreado dela.

Seus benefícios vão desde encurtar distâncias aproximando pessoas, à otimização do tempo em relação a pesquisa, trabalho, estudos e etc. A tecnologia hoje é capaz até mesmo de proporcionar um atendimento médico de maneira online, o que é muito útil principalmente nesse momento conturbado que estamos vivendo.

Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *