Você sabe qual é a importância de uma alimentação saudável para ajudar a manter o seu organismo equilibrado, nutrido, protegido e funcionando como deve? Acredite: alimentar-se de forma adequada é de extrema importância para que as suas funções vitais funcionem como devem.
Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios para o organismo, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa que entende a importância de uma alimentação saudável e segue essas orientações para o seu dia a dia é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão. Afinal, essas condições acontecem muitas vezes como consequências de uma alimentação inadequada.
Vale lembrar que seguir uma vida mais equilibrada e uma alimentação mais saudável é algo que envolve a mudança de hábitos diversos, disciplina e persistência. E um dos primeiros passos para quem está em busca dessa vida saudável está relacionado com fazer boas escolhas alimentares.
Principais benefícios de manter uma boa alimentação
- Diminuição e manutenção do peso
- Aumento da disposição
- Melhora do humor
- Prevenção de doenças
- Fortalecimento dos ossos
- Regulação do organismo
Quais as consequências de uma alimentação inadequada?
Se você chegou até aqui, com certeza já compreendeu mais sobre a importância de uma alimentação saudável, não é? Entretanto, também vale ressaltar que são várias as consequências de uma alimentação inadequada. Dentre elas, destaque para:
- Doenças cardiovasculares: resultado do excesso de sal e sódio nas refeições;
- Obesidade e sobrepeso: devido ao consumo excessivo de gorduras, açúcares, carboidratos simples e proteína;
- Diabetes tipo 2: resultado do exagero em comidas doces e com muita farinha.
- Câncer: consequência do excesso de gordura no organismo produzindo hormônios em excesso que provocam danos às células;
- Anemia: decorrente da falta de ferro no organismo – que pode acontecer quando a alimentação é inadequada;
- Colesterol elevado: relacionado principalmente ao consumo excessivo de gordura animal.
Dentre outros problemas, como: constipação, baixa imunidade, gastrite, insônia e dificuldade para respirar, dor nas articulações, transtornos alimentares, etc.
Adote hábitos saudáveis e cuide da sua saúde!
Lembrando que a UFERJ possui condições super especiais para consultas com Nutricionista. Aproveite!
Fonte: VITAO