Logo

Exercício reduz tempo de internação hospitalar?

Exercício físico

Não é novidade o nosso portal de conteúdo falar sobre a importância da atividade física, quem nos acompanha pode notar as inúmeras doenças que essa prática previne e/ou controla. Um estudo feito na Inglaterra, pela Universidade de Cambridge mostrou que homens e mulheres, da meia-idade a velhice, enfrentam um período menor de hospitalização quando se dedicam a algum tipo de exercício.

De que maneira ocorreu a pesquisa?

Foi feito um acompanhando das internações entre pacientes de ambos os sexos, com idades de 40 a 79 anos, observou-se que os mais ativos permaneciam um intervalo de tempo de 25% a 27% menor no hospitais. Transformando isso em números, os sedentários passavam no mínimo 4 dias a mais internados. Resultados parecidos foram constatados dez anos depois, quando os participantes da pesquisa tinham entre 50 e 90 anos.

Esse estudo foi realizado por pesquisadores do departamento de saúde pública da universidade. Baseando-se em dados de mais de 25 mil britânicos, que são acompanhados há 20 anos e entrevistados regularmente sobre seu estilo de vida. Além disso foi calculado uma economia de 250 libras por ano, que daria +/- 1800 reais, aos cofres do NHS, o equivalente ao SUS do Reino Unido para cada cidadão sedentário que passou a fazer exercícios.

Outra descoberta sobre os exercícios

Também foi descoberto pelos pesquisadores, que tanto aqueles com o mesmo nível de atividades mantidas, quanto aqueles que ampliaram o leque de exercícios. Tinham 34% a menos de chance de ficar 20 dias num hospital. Robert Luben, coordenador do estudo, declarou que o trabalho não deixava dúvidas sobre os benefícios do exercício. “Além de garantir a qualidade de vida das pessoas, diminui a pressão sobre o sistema de saúde”.

 Nunca é demais lembrar

Exercícios físicos é uma recomendação geral dos médicos, a medida se torna ainda mais importante dando a pandemia de coronavírus. Além disso, as atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, fazendo com que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores.

No entanto, nesse momento é importante que levemos em conta as recomendações das autoridades de saúde. Assim evitamos a propagação da doença, portanto, fique em casa. Uma alternativa para fazer exercícios em casa, é utilizar apps fitness. Checando é claro, se as atividades foram passadas por um profissional.

Com a palavra o infectologista

“Os hábitos de vida saudável devem ser seguidos a todo momento. Nós precisamos de um sistema imunológico competente para combater as infecções no momento certo, como o coronavírus. Não existe nenhuma recomendação para interromper os exercícios físicos, pelo contrário, deve-se manter a saúde e os hábitos saudáveis principalmente neste momento”, explica o infectologista Pablo Sebastian.

Alerta sobre os exercícios na pandemia

É preciso tomar cuidado com o volume e a intensidade dos exercícios durante períodos como atuais, já que o excesso de esforço pode acabar tendo o efeito contrário, ocasionando um enfraquecimento do sistema imunológico.

“O que pode ser prejudicial é a prática esportiva em excesso, pois você pode debilitar seu sistema imunológico. Então, para não piorar sua imunidade, aposte em uma alimentação balanceada, hidrate-se corretamente e faça atividades físicas controladas”, recomenda o infectologista Bruno Cavellucci.

Referência:

https://g1.globo.com/

https://www.ativo.com/

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *