Logo

"Conheça
O arroz está caro, mas é essencial na mesa do brasileiro. Na versão parboilizado, preserva nutrientes e auxilia o organismo no combate de doenças crônicas não transmissíveis. Conheça os benefícios e diferenças entre os tipos mais comuns do alimento.

A indignação do brasileiro

O arroz é um alimento que não costuma faltar na mesa do brasileiro, justamente por isso, vem causando grande comoção por conta da inflação sobre o produto. Pudera: o preço da saca de arroz de 50 quilos aumentou 116% desde o início do ano, 42% só em agosto, de acordo com dados da Esalq, ligada à Universidade de São Paulo.

Alimento rico em proteínas, carboidratos e vitaminas, o arroz está na lista dos itens mais ingeridos no Brasil. Entre os mais consumidos estão o branco, integral e o parboilizado, do qual falaremos a seguir. Embora o arroz integral seja apontado como referência em bons nutrientes, o parboilizado também é saudável. De acordo com a nutricionista esportiva Marianne Rocha, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), esse tipo do grão oferece valor nutritivo por preservar a película e o germe durante o processo de parboilização.

“O arroz parboilizado é pré-cozido, e passa pelo processo de cozimento em água na pressão. No processo, a casca do arroz é mantida e só é retirada depois, preservando a película, em que se encontra maior teor de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, e o germe. A partir da elevação da pressão e da temperatura no cozimento, ocorre a passagem dos nutrientes presentes nas camadas periféricas do grão para o seu interior, o que oferece mais valor nutritivo” – explica Marianne.

Benefícios do arroz parboilizado

  • Fonte de minerais como ferro e potássio;
  • É um carboidrato complexo de médio índice glicêmico;
  • Rico em proteínas;
  • Contém vitamina E e vitaminas do complexo B;
  • Possui baixos índices de gordura e colesterol;
  • Fonte de fibras.

Além disso, a versão parboilizado auxilia no controle de enfermidades como diabetes tipo 2 e também na prevenção de outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Diferença entre arroz parboilizado, integral e branco?

Segundo a Marianne Rocha, a principal diferença entre arroz parboilizado, integral e branco está no processo de beneficiamento pelo qual os grãos passam. Veja abaixo:

  • Arroz branco: o grão do arroz é polido integralmente e, assim, há a retirada da casca, da película e do germe. Como resultado, obtém-se apenas o endosperma (amido). Por isso, o arroz branco tem menor valor nutritivo que os demais.
  • Arroz integral: não é submetido a nenhum processo de beneficiamento, além da retirada da casca; portanto, mantém o germe, farelo e endosperma do grão. Com isso, o tempo de cozimento é maior e requer maior quantidade de água devido ao seu alto teor de fibras.
  • Arroz parboilizado: é obtido através do processamento no qual os grãos são submetidos à cocção em água na pressão. Nessa etapa, há maior fixação dos nutrientes no arroz e, após o preparo, os grãos ficam menos grudados.

Há também outros tipos do alimento, como o arroz negro e o vermelho, além de cateto, arbório, basmati e de jasmine. Mas os três acima são os mais comuns.

O mais saudável

O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável. No entanto, mesmo o branco é rico em aminoácidos essenciais, formando uma dupla de peso com o feijão.

“Entre os tipos do alimento, o integral é o mais saudável por ser um produto mais natural e conseguir manter em maior quantidade as propriedades nutricionais do grão. Logo em seguida, vem o parboilizado integral, que mantém as vitaminas do complexo B, minerais, fibras e gorduras” – afirma Marianne Rocha.

Fique de olho em nosso blog e veja mais conteúdos de valor para sua saúde.

 

Referências: GeGlobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *