Logo

Você sabia que compartilhar batom pode transmitir vírus e bactérias?

Após algumas horas, seja se divertindo ou mesmo trabalhando, surge a necessidade de retocar a maquiagem, e nessa hora pode ser compartilhado um batom por exemplo.

Mas, você sabia que os cosméticos podem transmitir vírus, bactérias e até fungos?

O risco de contaminação é ainda maior se o cosmético estiver fora do prazo de validade, pois existem substâncias que evitam a proliferação de microrganismos, mas elas perdem a sua eficácia quando o produto vence.

No caso do batom, a transmissão do herpes simples acontece com frequência. “O herpes é bastante comum. Há estudos que mostram que 90% da população carrega o vírus do herpes labial”, afirma a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria e Acne da Santa Casa de São Paulo.

Uma série de doenças podem ser transmitidas ao emprestar o batom. “A transmissão se dá por causa da saliva. Os microrganismos podem ser transmitidos, mas por um curto intervalo de tempo, pois eles não sobrevivem sem as condições ideais de temperatura”, explica a dermatologista Viviane Frange, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Confira algumas dicas para se seguir:

• Não compartilhe maquiagem
• Não use maquiagem de mostruário de lojas
• Higienize os pincéis com frequência ou use descartáveis
• Ao lavar os pincéis, deixe-os secar em lugar seco e arejado
• Nunca guarde seus pincéis úmidos
• Lápis de olho e rímel são os grandes vilões – os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microrganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios.

Previna-se!

Fonte: SBD FL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *