Logo

Dia Mundial do Livro | A importância da leitura

Em um momento em que estamos em isolamento social, às vezes sobra tempo ocioso e nos sentimos um pouco entediados, não é mesmo? Mas se pegássemos aquele livro que paramos pela metade ou resolvêssemos iniciar uma leitura nova? Ainda assim não achou atrativo? Confira os benefícios da leitura e se sinta cada vez mais atraído por esse hábito que influencia até na prevenção de doenças.

O hábito da leitura

Ler é uma delícia. E se você faz parte do grupo que não cultiva esse hábito, talvez nunca tenha encontrado a leitura ideal, mergulhando em uma história arrebatadora. Acredite ou não, além dessa atividade ser prazerosa, ela também ajuda a melhorar problemas como depressão e ansiedade, além de outras patologias que atingem a mente e o resto do organismo.

Atestando a eficácia desse “medicamento”, as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin publicaram um livro no Brasil chamado “Farmácia Literária (Verus)”, obra que foi redigida no estilo manual de médico, reunindo cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

Como criar o hábito de ler?

Comece por assuntos que te agradam. Há sites, livros, revistas, blogs sobre tudo, basta procurar. Se você gosta de futebol, moda, história, não importa, com certeza haverá publicações que te atraiam. Reserve um horário todos os dias para ler, de preferência antes de dormir, pois contribuirá para um sono mais tranquilo, além de elevar a fixação da memória durante o sono.

Alguns benefícios da leitura

Separamos alguns benefícios que a leitura nos traz, confira abaixo nossa lista:

Melhora o funcionamento do cérebro: Uma pesquisa feita por cientistas de Emory, nos Estados Unidos, descobriu que ler afeta o cérebro como se você estivesse vivendo o que está lendo. Além disso, estudo publicado no jornal britânico Daily Mail também descobriu que a redução do funcionamento cerebral na velhice pode ser barrada em 30% se a pessoa mantiver o hábito de leitura, além de proteger contra doenças como Alzheimer. e demência.

Ajuda a diminuir o estresse: Os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, comprovaram que 6 minutos de leitura diária reduz em cerca de 68% os níveis de estresse. Segundo o estudo, após breve período de tempo, os voluntários apresentaram queda na frequência cardíaca e conseguiram relaxar os músculos do corpo.

Amplia o foco e a concentração: Fazer uma leitura longa, tende a fortalecer o foco. Ler uma quantidade considerável de textos requer atenção e concentração. Ler 15 a 20 minutos diariamente pode melhorar sua capacidade de concentração e produtividade.

Desperta humanidade: Um estudo feito em Nova York, na New School, aponta que quem lê ficção tem mais empatia. Isso acontece porque, segundo os pesquisadores, entender o estado mental de outras pessoas é uma habilidade importante no aspecto social e faz com que pessoas se tornem mais humanas e aptas a conviver melhor com o que é diferente.

Proporciona entretenimento: Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com produtos tecnológicos. Acabamos assim nos esquecendo do valor que os livros têm também como instrumento de distração. Na prática, quando a criança toma gosto pela leitura e sente prazer ao conhecer novas histórias, esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.

Leitura desde a infância

Com a tecnologia presente em nossas vidas cada vez mais cedo e de forma mais abrangente, é preciso dar atenção especial às crianças, e inserir o hábito da leitura na vida delas desde bem cedo.

Geralmente a criança é o espelho dos pais, daí vem a importância do exemplo. Se você tem filhos, leia para eles desde pequenos e mostre como a leitura pode ser um hábito divertido. Os resultados virão lá na frente com bons desempenhos na escola e na formação de adultos muito mais seguros e bem preparados.

Ler para as crianças pode deixá-las mais inteligente

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Pádua, na Itália, crianças que crescem rodeadas de livros, em especial aqueles que não fazem parte das leituras escolares obrigatórias, tem mais chances de se tornarem adultos mais inteligentes e de sucesso.

Economistas notaram que os jovens que liam por prazer na infância tinham salários 21% melhores. Isso se deve, segundo os especialistas, ao fato de que essas pessoas teriam mais chances de aprender sobre a vida e o universo através da leitura.

Então, você tem o hábito de ler? Nos conte nos comentários. Acesse também nosso blog para ler sobre vários outros temas.

E para receber nossos conteúdos semanais por e-mail é muito fácil! Basta se cadastrar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *