29 de setembro marca o Dia Mundial do Coração, e durante todo o mês, ONGs e entidades médicas concentram esforços para falar sobre o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável. Hoje o Minuto Saúde e Bem-Estar, traz 5 dicas de prevenção contra as doenças cardiovasculares. Confira!
Doenças cardiovasculares no Brasil
No Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 30% das pessoas ainda morrem por consequência de doenças do coração, que também são as principais causas de óbitos no mundo.
Contudo, a maioria da população desconhece que muitos desses males podem ser prevenidos com pequenas mudanças de hábitos. Separamos alguns para que nossa família não esteja inserida nesses 30%.
1- Reduzir ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal
Alimentos ricos em gordura contribuem para a formação das placas ateroscleróticas, sendo que as gorduras trans e saturadas (muito presentes em fast-foods e comidas ultraprocessadas) são as que mais colaboram para o desenvolvimento de doenças coronarianas.
Já o excesso de sal pode provocar a elevação da pressão arterial, o que exige mais força do coração para realizar os batimentos e fazer o sangue circular por todo o corpo. Por esse motivo, é muito importante controlar a alimentação, evitando esses ingredientes que podem ser perigosos.
2. Cuide do seu peso
Para evitar o excesso de peso, além de cuidar da alimentação diariamente, é preciso praticar atividades diárias durante, pelo menos, 30 minutos seguidos. A frequência deve depender da sua situação: se precisa perder peso ou apenas controlá-lo. Os esportes devem ser realizados com cuidado, levando em conta o seu estado de saúde atual.
Além de vencer o sedentarismo e ajudar na perda de peso, exercícios aeróbicos, como por exemplo: caminhadas, corridas e andar de bicicleta, também fortalecem o sistema cardíaco e previnem doenças.
3. Não exagere no álcool
Não é novidade que o álcool provoca problemas no fígado. Todavia, ele também é muito prejudicial ao restante do corpo, inclusive ao coração. O consumo exagerado dessa bebida pode causar um infarto e, até mesmo, desencadear uma insuficiência cardíaca.
Isso acontece porque o etanol danifica as células musculares desse órgão, uma condição chamada de miocardiopatia alcoólica. Além disso, essa substância também está associada ao fechamento das artérias e ao desenvolvimento de arritmia. Por isso, é importante evitar ao máximo o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica.
4. Evite o tabagismo
Você sabia que quem fuma apresenta mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares? As substâncias químicas presentes no tabaco, como a nicotina, provocam o estreitamento das artérias, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Contudo, uma notícia é boa: um ano sem fumar é o suficiente para reduzir esses riscos aos mesmos apresentados por um não fumante. Por isso, se você tem o hábito de fumar, ainda dá tempo de mudar essa situação a fim de favorecer a sua saúde.
5. Evite o estresse excessivo
O estresse provoca inúmeras alterações em nosso corpo, como o excesso de atividades no sistema nervoso. Com o estilo de vida que a maioria de nós leva atualmente, esse problema tem se tornado cada vez mais frequente e servido como principal fator de risco para diversas enfermidades.
O estresse contribui para provocar doenças cardiovasculares não apenas de forma direta. Ele pode, por exemplo, ser responsável pelo tabagismo ou alcoolismo, uma vez que a pessoa procura fumar e beber para aliviar essa tensão.
Portanto, devemos tomar muito cuidado com o excesso de modo geral. Vamos mudar nos hábitos e proteger nosso coração? Conte com o Minuto Saúde e Bem-Estar para te ajudar com essas e outras dicas.
Referências: poupafarma.com.br; boaconsulta.com