O Otorrinolaringologista é o médico especializado e capacitado para atender clinicamente o paciente que se queixa de problemas que afetam as áreas do ouvido, nariz e garganta. Além disso, o profissional cuida de doenças relacionadas ao equilíbrio e qualidade do sono — como apneia do sono e labirintite, por exemplo.
Além do atendimento clínico, um médico otorrino pode ser responsável por procedimentos cirúrgicos necessários nessas regiões. São eles: a cirurgia de desvio de septo, remoção das amígdalas, correção da língua presa, uvulopalatofaringoplastia (responsável por tratar disfunções do sono, como apneia do sono e ronco) e remoção da adenoide hipertrófica ou “carne esponjosa”, como é popularmente conhecida.
Caso o paciente sinta qualquer desconforto nas áreas ligadas ao nariz, garganta, ouvido e equilíbrio, ele pode dirigir-se diretamente ao otorrino para realizar uma consulta. A avaliação do especialista é fundamental para o diagnóstico preciso e tratamento adequado.
A maioria das idas a este especialista são de pacientes que se queixam de dores de garganta associadas a inflamações na região, ou problemas que acometem o ouvido. Entretanto, somente o médico pode auxiliar no diagnóstico de outros problemas de saúde, já que muitas vezes o paciente pode confundir, por exemplo, um resfriado com sintomas de rinite alérgica.
Associados UFERJ têm acesso à consultas com Otorrinolaringologista, além de condições especiais em exames.
Associe-se!