Logo

Urologista | Conheça esse especialista

Essa semana falamos sobre o Câncer de próstata, doença que atingem 3 milhões de homens no Brasil, tendo 42 óbitos por dia. Mas qual a relação dessa doença com o profissional em questão? Quando procurar um urologista? Conheça mais sobre essa especialidade.

Quem é o urologista?

Ele é o especialista responsável por tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens e cuidar dos órgãos reprodutores masculinos. O urologista realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas ao trato urinário, como câncer de bexiga e infecções urinárias, por exemplo.

Os homens devem visitar o urologista pelos menos uma vez ao ano, para que seja realizado exames de prevenção, como o toque retal, um exame feito com o objetivo de verificar alterações na próstata, podendo ser indicativos de câncer de próstata.

O que faz o urologista?

Além de prevenir, diagnosticar e tratar tumores presentes no trato urinário, como bexigas e rins.

O médico urologista também trata doenças como:

  • Impotência sexual;
  • Ejaculação precoce;
  • Infertilidade;
  • Pedra nos rins;
  • Dificuldade de urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Infecções no trato urinário;
  • Inflamação no trato urinário;
  • Varicocele, em que há dilatação das veias do testículo, causando acúmulo de sangue, dor e inchaço.

Quais sintomas me levam ao urologista?

Geralmente as pessoas não sabem identificar as situações em que a procura por esse especialista se torna essencial, pensando nisso separamos alguns sintomas que demandam cuidados do urologista, são eles:

Dores abdominais: Sentir dores no abdômen não é algo normal e, dependendo da região acometida, pode indicar infecções, cálculos renais, tumores e outros problemas.

Dor lombar: A dor na região lombar é um sinal de problemas no rin, podendo ser um cálculo, pielonefrite ou tumores.

Pênis dolorido: Na maioria das vezes, dor no pênis significa uma infecção urinária, mais especificamente na uretra.

Dor nos testículos ou epidídimo: Essas dores ocorrem em casos de inflamações, cistos, tumores, varicocele e outros problemas na bolsa escrotal.

Sintomas urinários: Esses incluem o aumento da frequência urinária, dor ao urinar, gotejamento, incontinência urinária, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário. Eles são indicativos de infecção, inflamação, tumores e lesões renais.

Qual a relação da mulher com esse profissional?

A ginecologia e a obstetrícia se dedicam ao cuidado em questões ligadas ao aparelho reprodutor feminino. Mas, inegavelmente o ginecologista é visto pela sociedade como o “médico da mulher”.

Isso se torna preocupante, a partir do momento em que doenças do aparelho urinário são do escopo dos urologistas e não dos ginecologista. Podendo retardar um diagnóstico mais preciso.

Estudos populacionais apontam que 4 em cada 10 mulheres com idade acima de 45 anos possuem perdas urinárias, mas apenas uma menciona essa condição ao seu médico. Somente uma a cada 3 que reclamam do problema durante a consulta ao profissional chega de fato, a ser tratada.

Qual a ligação desse especialista com o câncer de próstata?

Como podemos observar anteriormente, urologista é o especialista que cuida da próstata entre outros órgãos, sendo o responsável por realizar exames, emitir diagnósticos e tratar da doença.

Por exemplo, um dos exames mais temidos pelos homens, cercado de preconceito, é feito pelo urologista no próprio consultório, com duração média de mais ou menos, 1 minuto. O profissional introduz o dedo indicador no ânus do paciente para sentir a próstata, que está localizada na região à frente do reto. A posição varia de acordo com o médico e também com as limitações do paciente. O exame pode ser feito, por exemplo, com a inclinação do paciente sobre uma mesa ou, ainda, deitado lateralmente.

Então, curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *