Dia 12/04 marcou o Dia do Obstetra. Em forma de homenageá-los e sempre com o intuito de manter nossa família informada, decidimos falar da especialidade, cujo o termo que identifica a profissão tem origem no latim obstare, que significa “ficar ao lado”. Venha conferir!
O que é o obstetra?
É o profissional que se especializa, após 3 anos de residência, na área de obstetrícia e ginecologia. O médico é responsável por estudar os métodos de reprodução da mulher. Ele acompanha suas pacientes no pré-parto e pós parto, sempre cuidando dos aspectos patológicos e fisiológicos.
Qual a diferença entre obstetra e ginecologista?
A maior parte dos profissionais que atuam nessas áreas no Brasil, o fazem de forma simultânea, o que talvez dificulte o entendimento sobre suas diferenças. Isso ocorre porque ginecologia e obstetrícia formam uma só especialidade. Enquanto a obstetrícia lida com fatores relacionados à reprodução humana, a ginecologia cuida da saúde do aparelho reprodutor feminino, que são: vagina, útero, trompas e ovário, além das mamas, acompanhando a mulher desde a infância até a terceira idade.
Quais as atividades de um Obstetra?
Entre suas atribuições estão as consultas realizadas com a mulher, assim como a orientação das pacientes sobre a importância do acompanhamento médico durante a gestação. O profissional também realiza todo o histórico do feto e da paciente com base em exames específicos durante a gestação, como intervenções terapêuticas, se necessárias.
Além disso, o obstetra tem a função de conhecer o histórico familiar da gestante e acompanhar a evolução e saúde do feto, sempre orientando os pais com relação ao seu desenvolvimento.
Quando se consultar pela primeira vez?
Sabendo que a data da gravidez é contada a partir do primeiro dia da última menstruação, é natural que a mulher note o atraso menstrual cerca de 28 dias depois. Contando ainda que leva mais algum tempo para que a gestação seja confirmada, geralmente a primeira consulta é marcada por volta da sétima semana de gravidez, contada a partir da última menstruação.
Em outros casos, como em uma gravidez planejada, ela pode contar com o acompanhamento do ginecologista obstetra antes mesmo da concepção. Esse preparo antecipado, dá ao médico a possibilidade de monitorar alguns indicadores de saúde, orientar sobre os cuidados necessários com a alimentação e suplementação da mulher com substâncias importantes para o desenvolvimento do bebê.
Situações que exigem atendimentos não planejados
Grande parte das gestações acontecem como o esperado, mas a gestante deve ficar atenta a alguns sinais que exigem um atendimento imediato. Seriam eles: sangramento, inchaço, febre e dor, vômitos, dores pélvicas, perda de líquidos vaginais e detenção dos movimentos.
Por fim, é sempre bom contar com uma equipe especializada e atenciosa. Um profissional que atende suas pacientes sempre que solicitado, nem que seja para tranquilizá-las em um momento de incerteza, agregam muito para uma gestação segura e saudável.
Onde trabalha o Obstetra?
O obstetra pode realizar partos em hospitais, residências e também em clínicas, tudo de acordo com a necessidade do quadro.
Podendo, consequentemente, trabalhar em um hospital da rede pública ou privada, até mesmo ter seu próprio consultório para atendimento.
Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.
Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.