A manutenção da boa saúde da mulher inclui a realização de um conhecido e indispensável exame: o preventivo. Ele deve fazer parte da rotina médica de todas, ajudando a evitar o aparecimento e desenvolvimento de uma série de complicações.
Também conhecido como papanicolau, este exame é chamado de colpocitologia oncótica. É realizado em consultório ginecológico, com a coleta de uma amostra do material do colo do útero para análise da natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações.
Qual a importância?
O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado o principal método para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.
O exame também auxilia no diagnóstico de outras questões como: alterações no colo do útero ocasionadas pelo HPV (lesões internas), infecções e inflamações vaginais, doenças sexualmente transmissíveis que não manifestam sintomas externos.