Logo

Câmeras Térmicas Detectam Coronavírus?

Câmeras Térmicas Detectam Coronavírus?

À medida que a flexibilização do isolamento aumenta, as câmeras de imagem térmica vêm surgindo em todos os tipos de locais públicos para avaliar o estado das pessoas na Europa. Mas ainda não se sabe se o equipamento será aderido em espaços públicos no Brasil. De qualquer forma, a utilização dessas câmeras merece atenção. Entenda.

O que as câmeras de imagem térmica nos mostram?

Com a tecnologia de infravermelho, as câmeras térmicas detectam o calor irradiado pelo corpo, geralmente da testa, conseguindo estimar a temperatura corporal central. Essa ferramente é extremamente poderosa, muitas vezes empregadas por bombeiros para rastrear brasas e policiais, procurando suspeitos fora do campo de visão.

Mas não sendo projetado para ser um dispositivo médico, como esse equipamento auxiliará no combate à Covid-19?

Eles podem fornecer uma medida razoável da temperatura da pele, até meio grau – mas isso não é o mesmo que a temperatura do corpo.

“Esses dispositivos, em geral, são menos precisos que os termômetros para dispositivos médicos, como os que você coloca no ouvido”, diz Derek Hill, professor de ciência da imagem médica da University College London.

Medida ideal da temperatura corporal

A temperatura é considerada alta quando atinge 38ºC ou mais. Mas a temperatura normal pode mudar durante o dia, podendo também variar de pessoa para pessoa.

Esse tipo de leitura da medida corporal, não é fácil de ser feita. Embora possa ser medida pelo ouvido, boca, testa e axila, a forma retal é a mais precisa.

Qual a utilidade das câmeras?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, por si só, a triagem da temperatura não tem muita eficácia. Isso acontece porque existem complicações que limitam a capacidade das câmeras térmicas. Além disso, pessoas podem apresentar diferentes sintomas que não necessariamente incluem febre, havendo também os assintomáticos, que não apresentam sintomas.

Sam Clifford, pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, acredita que a adoção dessas câmeras se tornam uma boa alternativa para combater contaminações em espaços públicos. No entanto, também destaca que apenas uma parcela dos portadores será detectada. Além disso, nem todas as pessoas que apresentam febre possuem o vírus.

Apesar das imprecisões, Steve Gill, o Diretor Geral do Aeroporto de Bournemouth, afirma que esta ferramenta é muito útil e pode ajudar a compreender os próximos passos a serem dados em relação a pandemia.

Quando essa tecnologia chega ao Brasil?

Essa tecnologia já vem sendo utilizada no Brasil. Por exemplo: os dois principais acessos de entrada no Distrito Federal já estão sendo monitorados com auxílio de medidores de temperatura por infravermelho desde 14 de março. Os equipamentos são operados pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental dos Bombeiros. Além de voos domésticos, passageiros de viagens internacionais também são monitorados.

Grandes empresas também estão investindo nessa tecnologia. Podemos citar como exemplo a companhia Vale que informou sobre a instalação do equipamento nas portarias de suas unidades em cinco estados: RJ, MG, PA, ES e MA.

Não sabemos se a tecnologia será empregada também em espaços públicos aqui, mas a melhor maneira de prevenção é a higiene pessoal. Portanto, não deixe de lavar sempre as mãos e continuar tomando as medidas protetivas necessárias.

Referências: bbc.com; tecmundo.com.br

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *