Entre os distúrbios mais comuns de refração, a miopia é um problema de visão que faz com que as imagens percam o foco. Seu nome tem origem grega na palavra “Myopia”, que significa “fechar os olhos”. Sendo justamente o ato que o míope faz quando não consegue enxergar. Agora que já apresentamos um pouquinho dessa doença que é comum no mundo inteiro, que tal conhecermos seus sintomas e tratamentos?
O que é miopia?
É um problema nos olhos que, além de causar dificuldades em enxergar de longe, requer cuidados, porque faz com que nossa visão mude constantemente. A miopia atinge 22% da população mundial, sendo 45,7 milhões só no Brasil.
Basicamente, quem sofre com a miopia, possui o formato do globo ocular mais longo do que deveria ser. Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, resultando em imagens distorcidas, provocando a dificuldade de enxergar.
Suas causas
Alguns fatores de riscos contribuem para que tenhamos miopia, são eles:
Genética:
Um dos principais fatores de risco é a genética. Se um dos pais tiver miopia, a criança tem 30% de chance de ter também.
Uso demasiado da visão:
Pessoas que leem muito, assistem televisão ou usam dispositivos com luz artificial excessivamente têm maior risco de miopia.
Condições ambientais:
Indivíduos que passam pouco tempo ao ar livre apresentam maior chance de desenvolver miopia.
Seus sintomas
O fator hereditário e os costumes diários são os principais fatores que ocasionam a miopia. Alguns fatores que te ajudam a identificar são:
- Dores de cabeça;
- Fadiga ocular;
- Forçar a visão ou apertar os olhos;
- Dificuldade em enxergar objetos distantes;
- Visão embaçada;
- Dificuldade para dirigir, especialmente à noite;
Esses sintomas também são bem parecidos com os sintomas da hipermetropia e astigmatismo. Portanto, se você sentir qualquer dificuldade direta ou indiretamente, a recomendação é que não hesite em agendar uma consulta com seu oftalmologista, para que faça os exames recomendados.
Graus de miopia
Sua classificação de graus pode ser dividida em 3 categorias:
- Baixa miopia: 0 a 3 graus
- Moderada miopia: 3 a 6 graus
- Alta miopia: mais de 6 graus
Miopia tem cura?
Infelizmente não é possível curar a miopia ou evitar o seu desenvolvimento, mas você pode adotar algumas práticas que ajudam a prevenir seu desenvolvimento e ajudar na saúde dos seus olhos. Por exemplo:
- Ir ao oftalmologista pelo menos 1 vez ao ano;
- Controlar condições crônicas de saúde, como hipertensão e diabetes;
- Sempre proteger os seus olhos do sol. Aliás, sabia que as lentes normais de óculos acompanham a proteção UV? Uma dica é verificar se a lente que irá comprar tem esse tipo de tratamento antes de adquiri-la;
- Utilize iluminação adequada para os seus olhos;
- Comer alimentos ricos em vitamina e betacaroteno como cenoura, fígado e maçã;
- Não fume. O fumante apresenta um risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).
Existe tratamento?
Apesar de a miopia não ter cura, ela possui alguns tipos de tratamentos. São eles:
Colírio de atropina: Existe um novo tratamento em uso para que a miopia não aumente. Trata-se do colírio de atropina em concentração de 0,01%. Apenas uma gota em cada olho à noite age reduzindo a progressão da doença. Seu uso deve ser feito sempre com recomendação, prescrição e acompanhamento médico.
Óculos ou lente de contato: Tanto óculos quanto lentes de contato são opções para pessoas que têm miopia. Ambos têm como objetivo corrigir o erro de refração, focando a imagem sobre a retina.
Cirurgia de miopia: A cirurgia pode ser uma opção para pessoas com mais de 21 anos e grau estabilizado, ou seja, que muda muito pouco. É desejável que o grau esteja abaixo de 8, sendo graus de miopia muito altos contraindicados para o procedimento.
Curiosidades
Pessoas míopes enxergam melhor embaixo da água. Isso ocorre porque o líquido atua como as lentes. Ou seja, ele tem a mesma capacidade de refração e faz os raios de luz passarem de forma mais adequada pelos olhos do míope. Mas isso não significa que os míopes enxergarão perfeitamente quando mergulharem. A verdade é que não há como controlar o grau de refração da água como fazemos com a lentes, mas certamente a visão ficará melhor.