Logo

Cegueira poderia ser evitada em 80% dos casos

Cegueira poderia ser evitada em 80% dos casos
Cegueira poderia ser evitada em 80% dos casos

Dos cerca de 39 milhões de casos de cegueira no mundo, a OMS calcula que poderiam ser evitados 80% se houvesse um diagnóstico precoce da doença. Como prevenir em casos específicos, como por exemplo: Retinopatia Diabética, Glaucoma e Catarata? Conheça alguns métodos preventivos.

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina.

Prevenção:

  • Mantenha sua taxa de glicose do sangue e pressão arterial o mais próximo das taxas normais.
  • Vá ao médico oftalmologista ao menos uma vez ao ano. Faça um exame de mapeamento de retina também no mínimo uma vez ao ano, mesmo que sua visão esteja bem.
  • Se você for ficar grávida e tiver diabetes, faça acompanhamento com seu oftalmologista no mínimo os três primeiros meses.
  • Se você estiver planejando ficar grávida, procure seu oftalmologista para avaliar o estado em que se encontra sua retina. A gravidez pode agravar problemas de retina já existentes se não for feito o acompanhamento.
  • Não fume.

Glaucoma principal causa de cegueira

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Além disso, essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico. Da mesma forma, é a principal causa da cegueira irreversível.

Métodos de prevenção:

  • Incluir na dieta produtos com carotenoides, pigmentos orgânicos presentes em plantas; zinco, vitaminas A e D, zinco, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes.
  • Evite o tabagismo.
  • Evite a exposição ao sol.
  • Reduza o consumo de álcool.
  • Controle o peso.
  • Use óculos de sol.

Catarata

A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos.

O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco.

Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes. Este geralmente é um procedimento ambulatorial seguro.

Como prevenir:

  • Relacionada à idade ou a alguma predisposição genética, não há como diminuir os riscos de ter catarata. Entretanto, pode-se protelar a sua chegada usando óculos escuros com proteção ultravioleta ao sair para a rua. O uso de chapéus e bonés quebram em 50% os raios ultravioleta, o que também colabora para a saúde dos olhos.

Evite se automedicar

A automedicação pode trazer consequências graves à saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de microrganismos e inibir a eficácia dos remédios.

Em conclusão, sempre que sentir algum tipo de desconforto na vista, ou algo que não seja natural, procure seu oftalmologista.

Referências: holhosoftalmologia.com.br

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *