O assunto em alta na saúde mundial é o coronavírus. Você certamente já ouviu falar, não é? Mas está sabendo de tudo sobre esse novo vírus, os problemas que causa e seus casos no Brasil? Vamos dissecar esse caso para você se manter informado agora mesmo e responder as principais perguntas.
De onde veio esse vírus?
O coronavírus que vem causando centenas de mortes desde dezembro na verdade é o novo coronavírus, identificado pela sigla nCoV-2019. Mas por que “novo”? Porque o coronavírus comum já é conhecido desde a década de 1960 e a maioria de nós se infecta com ele ao decorrer da vida. Já o novo coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, na China. E de lá para cá já foram mais de 20 mil casos confirmados e mais de 420 mortes só na China, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e governo chinês.
No Brasil, até o momento, foram 14 casos de suspeita que estão sendo investigados. Você pode acompanhar a atualização de casos suspeitos no país nesse site disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Quais os seus sintomas?
O novo coronavírus, assim como o comum, causa infecções respiratórias. E essas infecções podem ser tão graves a ponto de levarem a morte em cerca de 12 dias. E seus sintomas podem ser facilmente confundidos com um resfriado:
- Tosse
- Dificuldade de respirar
- Febre
E, caso tenha havido contato com pessoas vindas da China nos últimos 30 dias, é importante ficar atento. O país é o que concentra quase todos os relatos do coronavírus até o momento. Porém, casos já foram confirmados também no Japão, Cingapura, Austrália e vários outros países.
Como é feito o diagnóstico?
É possível fazer o diagnóstico através da análise de material respiratório, que precisa ser coletado duas vezes para haver confirmação.
Segundo o Ministério da Saúde, as duas amostras são encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em caso de suspeita. Uma das amostras é enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica. Para chegar à confirmação, é feito exame de biologia molecular para detectar o RNA viral.
Qual o tratamento?
Ainda segundo o Ministério da Saúde, não há tratamento específico. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.
Com o surgimento dos primeiros sintomas, é preciso buscar ajuda médica imediata.
E aí, ficou ainda com dúvidas? Deixe nos cometários. A UFERJ preza pela informação, pois é através dela que todos nós podemos melhorar nossa saúde. Saiba mais sobre os benefícios de ser membro ou agende já sua consulta!