É muito chato ter que controlar ou até mesmo cortar um alimento da dieta, não é mesmo? E é cada vez maior o número de pessoas que sofrem de alergias ou intolerâncias alimentares no mundo. Mas você sabe a diferença entre ser alérgico e ser intolerante a algum alimento? Vamos explicar um pouco mais sobre isso.
Apesar de no Brasil ainda não termos dados concretos sobre as alergias, nos EUA, por exemplo, na última década cresceu em 18% o número de indivíduos com alguma alergia alimentar. E no Brasil já são 35% da população acima dos 16 anos os intolerantes a lactose. Isso mostra como é importante entender a diferença entre alergia e intolerância alimentar.
Alergia Alimentar
Quando se é alérgico, o que ocorre é que o organismo vê em alguma proteína específica daquele alimento uma ameaça e envia células de defesa para combatê-las. Isso causa desconforto em todo o corpo, podendo causar diferentes sintomas, sendo alguns dos mais comuns tosse, falta de ar, inchaço nos lábios e diarreia. Porém, em casos mais graves, até um choque anafilático e fechamento de garganta. Às vezes a crise alérgica se manifesta de forma branda, o que não impede que ela venha mais agressiva em outra ocasião. Por isso é sempre bom procurar ajuda médica.
Como tratar a alergia?
Geralmente a alergia se manifesta até os 5 anos de idade, enquanto o sistema imunológico está em desenvolvimento. E isso não significa que o problema permanecerá até o fim da vida. Porém, caso haja crise alérgica já na fase adulta, ela sempre acompanhará o indivíduo.
Uma das formas de combate é a imunoterapia. Esse tratamento consiste em doses crescentes do extrato do alimento na dieta para gerar tolerância. Mas isso deve ser somente com acompanhamento médico, pois há efeitos colaterais. Um dos especialistas que podem ajudar é o alergista.
Intolerância Alimentar
A intolerância consiste na falta de uma enzima para digestão de determinado nutriente. Por exemplo, quando há intolerância a lactose, a mais comum, a lactose não é digerida e causa acúmulo de água no intestino, consequentemente, diarreia. Os efeitos da intolerância alimentar são restritos aos órgãos do sistema digestivo e podem demorar horas e até dias para surgirem. E, ao contrário da alergia, é possível administrar o consumo dos alimentos que causam efeitos com acompanhamento médico.
Como tratar a intolerância?
É possível ingerir uma dose da enzima que falta no organismo para depois consumir o alimento com o nutriente a que se é intolerante. Isso tudo, claro, com ajuda de um médico.
Vimos então que existem diferenças fundamentais entre alergia e intolerância alimentar, mas uma coisa é certa: ambas podemos contornar. Para isso, procure sempre auxílio médico e conte com a UFERJ para te ajudar. Os membros de nossa família possuem clínico geral gratuito e encaminhamento a especialistas a preços populares. Clique aqui e veja os benefícios, ou agende uma visita.
Vi o seu blog e gostei muito. Espero poder continuar interagindo. Grato, Dr Sammy
Bom dia, Dr Sammy! É um prazer tê-lo conosco,você também pode receber nosso conteúdo por e-mail. É muito fácil, basta clicar no botão ao final do conteúdo escrito: “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar” e se cadastrar.
Estava fazendo pesquisa no assunto e vi seu Blog. Achei muito interessante! Parabéns pelo trabalho! Dr Sammy
Sou a Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.
Bom dia, Helena! Que bom ter gostado, você pode receber nosso conteúdo por e-mail, basta se cadastrar em: “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar” localizado ao final do conteúdo.
Oi quero lhe parabenizar você pelo seu artigo escrito, sou a Roberta de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos.
Bom dia, Roberta! Que bom ter gostado, você pode receber nosso conteúdo por e-mail, basta clicar em: “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar” e cadastrar seu e-mail