Sabemos que atualmente o uso da máscara se faz necessário em nosso dia a dia. Mas imagine que você seja um deficiente auditivo onde poucas pessoas dominam a comunicação por libras. Imaginou? Você até consegue driblar essa situação utilizando a leitura labial. Porém, com o uso da máscara essa adaptação ficou mais difícil. A estudante Ashley Lawrence parece ter encontrado uma solução.
Proteção individual contra o vírus
Um dos equipamentos mais requisitados de proteção individual em meio a pandemia do novo coronavírus é a máscara. Várias adaptações têm sido feitas pelas pessoas para que esse produto não fique em falta nos lares.
Ashley Lawrence, foi além de apenas confeccionar ou estilizar sua própria máscara, a estudante criou um projeto chamado DHHM Mask Project, uma modificação que busca auxiliar pessoas com deficiência auditiva.
Acessibilizando a comunicação
O projeto criado pela jovem, consiste em uma máscara com a parte da boca transparente, afim de facilitar a leitura labial por surdos. Alterando o design do modelo tradicional, além da melhoria na comunicação, a pessoa também acaba por entender as suas expressões faciais.
Ela chegou até mesmo criar uma “vaquinha” online no GoFundMe com o objetivo de angariar fundos para custear uma produção maior dessas máscaras translúcidas. No entanto, a página se encontra inativa para novas doações, mas sua iniciativa já arrecadou U$$ 3.387.
Com a palavra Fizz Izagaren
A médica pediatra no Reino Unido, sofre com deficiência auditiva desde os dois anos de idade. “Eu posso ouvir uma ou duas palavras, mas é aleatório, não faz sentido… Quando alguém está usando uma máscara facial, perco a capacidade de ler os lábios e perco as expressões faciais, então perco as principais coisas que compõem uma frase.” Conta a Dra.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 466 milhões de pessoas em todo o mundo, tem perda de deficiência auditiva.
Mãe e filha tentam disseminar a ideia na França
Kelly Morellon, fundadora da Main dans la Main, uma associação que apoia surdos e deficientes auditivos em Chevrières, norte da França, tenta disseminar o uso da máscara translúcida. Trabalhou junto com a sua mãe, Sylvie, para criar um design de máscara capaz de cobrir o nariz, mas deixando visível a boca. Também teve o cuidado de criar um material que pudesse ser lavado em alta temperatura, reduzindo assim os riscos de infecção.
“O objetivo básico dessas máscaras transparentes é permitir que surdos e deficientes auditivos leiam os lábios de alguém que está falando com eles”, disse Kelly à BBC.
“Mas elas também são muito úteis para pessoas autistas, pessoas com dificuldades de aprendizado e crianças pequenas que podem ter medo de máscaras ou precisam ser capazes de ver expressões faciais. De qualquer forma, uma máscara transparente permite que você veja os sorrisos um do outro, e nesse momento triste isso não poderia ser mais importante.”
Você pode fazer a máscara de Ashley
Hellen Mac, disponibilizou um vídeo que ensina o passo a passo de como criar a máscara de Ashley Lawrence. Portanto acesse: www.youtube.com/watch?v=2cpBrc1D_eQ e faça a sua, vamos aderir essa ideia?
Referência: