Logo

Câncer de próstata: O que você precisa saber?

Sabemos que, em um momento como esse que estamos passando, é normal que nossa atenção fique apenas na Covid-19. Mas também gostaríamos de chamar atenção para o câncer de próstata, doença que mata por dia 42 homens e aproximadamente três milhões vivem com ela no Brasil. Essa patologia é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo. Saiba sobre seus sintomas e maneiras de prevenção.

O que é próstata?

É uma glândula no sistema genital masculino localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra, que é o canal por onde passa a urina. Ela não é responsável pelo orgasmo nem pela ereção, tem como função produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas aumenta com o avançar da idade.

Por dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, e aproximadamente três milhões vivem com a doença no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Fatores de risco

Alguns fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver o câncer de próstata. Tais como:

Idade: No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. Consequentemente, o risco aumenta com o avançar da idade.

Histórico familiar: Homens com histórico da doença na família desenvolvido antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

Peso corporal: Estudos apontam maior risco de câncer de próstata em homens com o peso mais elevado.

Sintomas do Câncer de Próstata

Em sua fase inicial, a maioria dos pacientes não apresentam sintomas relevantes, podendo apresentar sintomas relacionados a outras doenças comuns que acompanham o envelhecimento do homem. Por exemplo: dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, demora para começar e terminar a urinar, necessidade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia ou noite. Nenhuma anormalidade pode ser observada ao toque nesse estágio ainda.

Já com o avanço da doença, podem ocorrer sintomas mais intensos obstrutivos miccionais causados pelo crescimento local do tumor com compressão da uretra prostática. Em alguns casos os sintomas são decorrentes da doença que está se espalhando pelo organismo, principalmente para os ossos ou pelo seu crescimento loco-regional, assim causando uma obstrução dos rins pela invasão dos ureteres.

Quais exames são feitos para investigar o câncer de próstata?

Para descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.

Exame de toque retal: O médico faz uma avaliação do tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (da sigla em inglês PSA). Caso os níveis dessa proteína estejam altos, isso pode significar câncer ou doenças benignas da próstata.

Qual exame confirma o câncer de próstata?

É preciso que se faça uma biópsia para a confirmação do câncer. Nessa exame são retirados pedaços pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. Ela é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de toque retal ou PSA.

Prevenção do câncer de próstata

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

  • Ter uma alimentação saudável
  • Manter o peso corporal adequado
  • Praticar atividade física
  • Não fumar
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Qual o tratamento?

Quando localizado apenas na próstata, o câncer pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata estiver espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com o tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, após definir os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, de acordo com o estágio da doença e condições clínicas do indivíduo. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, você pode sempre contar com o urologista da UFERJ para consultas preventivas!

Então, curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

Participe da discussão

2 comentários

    1. Boa noite, Fátima! Muito bom saber que você tem gostado do nosso conteúdo,já se inscreveu para recebê-los por e-mail? É muito fácil, basta clicar no botão ao final do texto escrito: “Receba o Minuto Saúde e Bem-Estar” e se cadastrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *