Logo

Entenda o Astigmatismo

Um problema bem comum de refração, assim como a hipermetropia, é o astigmatismo, que atinge 60% dos brasileiros. Isso significa um número superior à média mundial. Para que não se torne um problema ainda mais grave, é necessário a atenção médica e tratamento para não se tornar mais incapacitante. Entenda o astigmatismo e seus sintomas.

O que é astigmatismo?

É uma imperfeição comum na curvatura do olho. A maior parte do poder de foco ocorre ao longo da superfície frontal, chamada córnea. A próxima estrutura envolvida na focagem é o cristalino, lente que fica atrás da iris no interior do olho.

O ideal é que a córnea tenha uma superfície simetricamente curva, como uma bola de basquete. O astigmatismo é causado por uma córnea ou uma lente que não é simétrica. Sendo assim, as pessoas que sofrem de astigmatismo, podem ter uma visão distorcida ou borrada.

Suas causas

Ninguém sabe ao certo a origem. Porém, apesar de poder haver diferentes causas de astigmatismo, uma delas é geralmente a responsável: a hereditariedade. Se tiver visão desfocada, veja a sua árvore genealógica. Os seus pais e outros parentes provavelmente também a têm.

O astigmatismo é sempre herdado? Não, em alguns casos um trauma no olho pode desencadeá-lo. Existe também o ceratocone, um problema que faz com que a córnea fique em forma de cone. Isto causa um astigmatismo mais grave que poderá necessitar de lentes de contato especiais ou cirurgia, sendo esse um caso raro.

Astigmatismo tem cura?

Infelizmente a doença não tem cura, mas, se forem tomadas as medidas adequadas de forma a corrigir o erro refrativo, poderemos restabelecer aos doentes uma boa acuidade visual, compatível com as necessidades das suas tarefas diárias.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois dessa forma é possível acompanhar a evolução ou não do seu grau.

Seus sintomas

O sintoma principal e mais comum do astigmatismo é a visão dupla ou borrada. Se a visão está apenas um pouco afetada, é possível que não tenha nada de errado. Astigmatismo mais significativo pode causar distorções visíveis.

É importante lembrar que bebês e crianças com problemas de visão podem não perceber o problema. Afinal, elas podem nunca ter visto o mundo em foco. É por isso que é de suma importância fazer o teste do olhinho logo no nascimento do bebê e levar a criança ao oftalmologista no primeiro ano de vida. Nesse período, muitas doenças podem ser diagnosticadas e tratadas, sendo algumas com medidas simples como uso de tampão, evitando assim a cegueira.

Então vamos a alguns dos sintomas do astigmatismo:

  • Não conseguir ler letras pequenas
  • Dificuldade de leitura em geral
  • Visão dupla
  • Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
  • Fotofobia
  • Piora da acuidade visual a noite

Além disso, crianças podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Dificuldade com foco em palavras e linhas impressas
  • Tensão do olho
  • Olhos cansados
  • Dores de cabeça

Como podemos tratar o astigmatismo?

O tratamento tem como objetivo melhorar a visão do paciente ou operar a córnea desigual. Eles incluem óculos, lentes de contato gelatinosa tórica e lente rígida, anel intra estromal, cirurgia refrativa, e cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular tórica.

Lentes corretivas:

Tratam astigmatismo por contrariar a curvatura desigual da sua córnea. Tipos de lentes corretivas incluem:

  • Óculos: pode ser feito com lentes especiais que ajudam a compensar a forma irregular de seu olho
  • Lentes de contato: como os óculos, as lentes de contato podem corrigir o astigmatismo. Uma variedade de lentes de contato está disponível, incluindo as lentes de contato rígidas, moles, de uso prolongado, descartáveis, gás permeáveis e bifocais.

Cirurgia refrativa:

Este método de tratamento para astigmatismo corrige o problema, reformulando a superfície do olho. Antes da cirurgia, os médicos vão avaliá-lo e determinar se você é um candidato para a cirurgia refrativa.

Então, restou alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, deixe nos comentários.

RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR

VOLTAR AO BLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *