Manter uma rotina regular de exames é fundamental para detectar problemas de saúde com antecedência. Identificar condições precocemente desempenha um papel crucial na recuperação do paciente em muitos casos.
A frequência dos check-ups médicos preventivos pode variar de acordo com cada situação. Contudo, é recomendável realizar pelo menos uma vez ao ano uma série de exames para monitorar a saúde. Esses exames preventivos permitem a detecção precoce de qualquer sinal de doença, facilitando o tratamento.
A seguir, abordaremos a diferença entre o diagnóstico precoce e a detecção em estágio avançado, ilustrando os benefícios de realizar check-ups preventivos para algumas doenças específicas. Confria!
Catarata
É comum acharmos que a visita ao oftalmologista é necessária só quando percebemos que não estamos enxergando direito. Mas na verdade a visita periódica ao consultório do oftalmologista proporciona uma vida mais tranquila e saudável.
Sobretudo atualmente, em que smartphones e notebooks dividem nossa atenção a todo momento. Em determinadas circunstâncias, passamos mais tempo olhando para as telas do que para o mundo ao nosso redor. Por isso o cuidado deve ser redobrado.
No caso da catarata, acontece a opacificação do cristalino. Normalmente, a doença acomete pessoas acima dos 60 anos, mas algumas crianças também já podem nascer com o problema. Na maior parte dos casos, o tratamento envolve remover a catarata e inserir uma lente intraocular no lugar do cristalino já envelhecido.
Exames regulares também podem identificar outros problemas na vista, como o glaucoma, que consiste no aumento da pressão ocular, o que pode resultar na cegueira plena ou em lesões irreversíveis na vista do paciente.
A prevenção pode ser feita diante de consultas periódicas ao oftalmologista para medir a pressão dos olhos, e o controle pode ser feito com a aplicação de colírios. Em casos mais extremos, cirurgias a laser também são recomendadas para contornar o aumento da pressão ocular.
Câncer de Próstata
Assim como outros casos da doença, o câncer de próstata tem mais de 85% de chance de cura caso seja descoberto em seu estágio inicial.
Exames que monitoram os índices do organismo e o exame de toque são empregados para obter um diagnóstico certeiro. Em geral, recomenda-se que seja feito anualmente em homens a partir dos 40 anos. O processo é rápido e indolor.
Para pessoas que já tiveram casos na família, esqueça essa ideia de passar a fazer o controle a partir dos 40 anos. É aconselhável prevenir e iniciar uma rotina de exames de verificação da próstata a partir dos 30 anos de idade.
Alzheimer
O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que compromete funções cognitivas do paciente, como a memória, e acaba abalando por completo sua independência e suas relações sociais. A maior parte dos casos aparece em pacientes com mais de 60 anos.
Com a morte e a degeneração de conexões cerebrais, a memória é a primeira a ser afetada. Inclusive, o maior sinal da ocorrência do Alzheimer é uma confusão mental e a perda da memória recente: nomes e situações começam a se embaralhar.
Tipos raros da doença podem acometer pacientes a partir dos 30 anos. Sobretudo para quem já tem casos na família, o acompanhamento deve ser feito de forma preventiva.
Assim como outras doenças degenerativas, a pré-disposição ao Alzheimer pode ser descoberta com antecedência a partir de um mapeamento genético. Testes de DNA podem ser altamente eficazes para identificar alterações nos cromossomos que possam influenciar diretamente na contração da doença anos mais tarde.
Diabete
A Diabete Tipo 2 corresponde a 90% dos casos de diabetes em adultos, idosos e crianças. É uma doença que está diretamente relacionada com a alta concentração de açúcar no sangue e a deficiência do pâncreas em produzir insulina.
Além de comprometer funções fisiológicas do corpo, em casos mais extremos, pode comprometer a circulação e a visão, causando até cegueira. Mas o diabetes pode ser facilmente prevenido mediante a realização de check-ups rotineiros para controlar as taxas de açúcar no sangue.
Quem já tem predisposição a desenvolver o diabete deve criar uma prática de alimentação saudável, com o consumo controlado de doces e carboidratos.
Câncer de Mama
As estatísticas falam por si: 90% das mulheres que descobrem o câncer de mama na fase inicial sobrevivem, já entre as que sabem do problema em fase avançada, esse número cai para 15%.
Quanto antes for detectado, portanto, maiores são as chances de cura total. Em razão disso, o check-up médico periódico deve fazer parte da rotina feminina, incluindo a mamografia – que deve ser realizada a partir dos 40 anos ou a partir dos 35, em mulheres com histórico de câncer de mama na família.
Cuide da sua saúde de maneira preventiva e viva melhor!
Fonte: Vita