Logo

Emagrecer, ganhar fôlego e tônus muscular: pedalar pode mudar a sua vida.

Em um mundo que não para de mudar, o uso da bicicleta como meio de transporte aumenta cada vez mais. Seja para fugir dos engarrafamentos ou para adotar um estilo de vida mais saudável, motivos não faltam para começar a pedalar.

Além de ser um meio de transporte barato e sustentável, a bicicleta também é ferramenta para quem quer apenas se exercitar. E seu uso, não importa para qual objetivo, só faz bem à saúde. Continue a leitura para saber os principais benefícios de pedalar!

Emagrece

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra.

Melhora o tônus muscular

Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos. Por isso, pedalar regularmente vai fazer com que você ganhe força muscular e tônus, sobretudo na parte inferior do seu corpo. Os braços e ombros também são usados, principalmente ao segurar o guidão dos dois lados para subir morros íngremes.

Proporciona bem-estar

Pedalar faz com que o seu organismo libere endorfina e serotonina, hormônios que causam sensação de prazer. Por isso, além de fazer bem para o corpo, andar de bike ajuda a combater a depressão, ansiedade e o estresse.

Aumenta o fôlego

Se você já viu um ciclista subindo uma ladeira íngreme deve ter se perguntado: como ele consegue? A resposta está nos pulmões reforçados. Quando pedala, você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração. Com o tempo, começa a ganhar fôlego para aguentar não só as longas subidas, mas pedalar por longas distâncias. O ganho de resistência física vai além dos momentos de pedalada e será útil para todas as atividades do seu dia a dia, como brincar com os filhos e subir escadas.

Não prejudica as articulações

Diferentemente de outras atividades, como a corrida, no ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno. Então se você tem alguma restrição física para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bicicleta.

Ajuda a reduzir o colesterol

O ciclismo, como você já sabe, acelera o metabolismo. Isso faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam queimadas pelo seu organismo.

Ajuda a controlar o diabetes

Uma pessoa diabética pode e deve praticar exercícios físicos, e pedalar é um dos melhores para este grupo de pessoas. Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

Controla a pressão arterial

Pedalar também trabalha as veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas fica mais rápido durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial. O seu coração agradece!

Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta é divertido e ainda contribui para melhorar a sua coordenação motora. Como a atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), ainda faz com que você fique com reflexos mais rápidos.

Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite

Por ser um exercício de baixo impacto, andar de bike contribui para a saúde das articulações, prevenindo quedas e fraturas. É um exercício físico ideal para prevenir osteoartrite e osteoporose.

Viu como trocar o carro pela bicicleta, pelo menos de vez em quando, pode mudar a sua vida? Essa atividade, acompanhada de uma alimentação saudável e de visitas regulares ao médico, vai melhorar muito a sua qualidade de vida.

Portanto, vamos pedalar!

 

Fonte: MetLife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *