Logo

Dia Mundial da Água: um lembrete de consciência

Dia 22 de março marcou o dia Mundial da Água (OMS). Então decidimos falar sobre a importância que esse bem tem para o nosso planeta e sua eminente escassez. Talvez você deva estar se perguntando: “Mas como o planeta água pode sofrer com essa escassez?”. A UFERJ te explica.

Quanta água temos de fato?

A escassez de água, é um problema que atinge não só nós brasileiros, mas o mundo inteiro. Apesar de termos aprendido na escola que mais da metade do nosso planeta é constituído de água, 97% dela é imprópria para o consumo, nem pode ser usada para limpeza e higiene pessoal, pois é salgada. Da água doce que sobra, grande parte está congelada e outra substancial está no subsolo. O volume próprias para uso que existe nos reservatórios e entra nas redes de distribuição corresponde a menos de 1%. E essa quantia ainda sofre divisões, indo, por exemplo, para produções agrícolas e parte requerida pelas indústrias.

Causas da escassez de água

Alguns fatores que impactam na falta de água são:

Consumo crescente: Apesar de a água possuir capacidade de renovação, ainda assim lidamos com um problema, pois seu consumo é maior que essa capacidade. Aqui no Brasil, isso se deve ao crescimento populacional, industrial e da agricultura. Por exemplo: um dado da Agência Nacional das Águas (ANA), nos reporta que a cada 100 litros de águas consumidos, 72 são usados em irrigação agrícola.

Degradação de recursos naturais: Não somente a degradação da água e suas reservas propriamente ditas afetam a disponibilidade hídrica. A natureza, como sabemos, funciona a partir de um equilíbrio, onde a alteração deste provoca uma série de efeitos em cadeia. Por exemplo, poluição e erosão dos solos, afetam as reservas subterrâneas e até mesmo águas superficiais.

Desperdício: O desperdício de água pode ser gerado de diversas maneiras, seja pelos cidadãos, deixando a torneira ligada enquanto escovam os dentes, tomando banhos muito demorados, ou por parte das grandes empresas. A nível de curiosidade: 1kg de arroz por exemplo, consome 2.500 litros para ser produzido; 1 kg de carne bovina 17.000 mil litros; e um carro, em toda sua fase de produção, consome mais de 400 mil litros.

Consequências

Daqui a alguns anos, o aumento da população pode vir a causar, uma grave crise hídrica. Isso porque a água é um bem essencial, a falta dela pode gerar baixa produção industrial e agrícola, desemprego, evasão das cidades, entre outros.

Como resolver?

É preciso uma conscientização coletiva. Como vimos anteriormente, apesar de toda água que temos no planeta, apenas uma pequena parte, pode ser consumida. Devemos dar a devida importância a esse bem essencial e precioso. Seu uso deve ser racional para que no futuro não venhamos sofrer com uma escassez ainda maior.

Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui em baixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *