Muitas pessoas não têm o privilégio de trabalharem de casa, inevitavelmente são expostas ao risco de contágio no transporte público. Além disso, conforme a flexibilização aumenta, o uso do transporte público cresce, elevando também o risco. Saiba como se proteger nessa situação!
Cuidados básicos
A máscara é a medida mais básica necessária no transporte durante a pandemia. No entanto, há outras que estão entre as mais essenciais. São elas:
- Não coloque as mãos no rosto durante o trajeto, especialmente longe dos olhos, boca e nariz;
- Aplique álcool em gel nas mãos durante a viagem se o trajeto for longo;
- Chegando ao destino, lave as mãos antes de fazer qualquer coisa, inclusive tirar as máscaras;
- Limpe com álcool em gel os objetos pessoais que tocar durante o trajeto, como por exemplo: chave e celular;
- Dê preferência ao pagamento por cartões magnéticos;
- Caso tussa ou espirre, cubra o rosto com o antebraço;
- Ao chegar em casa, coloque as roupas imediatamente para lavar.
Atenção a circulação de ar
Caso haja a opção de planejar mais de uma rota diferente para ir ao trabalho, é preferível sempre escolher a rota menos lotada. Se o nível de lotação for parecido, dê preferência para o meio com mais circulação de ar.
Portanto, se você tem a possibilidade de circular somente de ônibus em vez de usar o metrô, e a lotação de ambos os meios for a mesma, o ônibus é preferível.
Escolha um lugar seguro no transporte
Evitar comer e conversar dentro do transporte, são duas orientações que dão pistas de onde escolher um lugar para sentar ou ficar em pé, se tiver opção.
Ambientes onde as pessoas precisam gritar para serem ouvidas, apresentam maior risco do que espaços silenciosos. Acredita-se que essa seja uma das razões pela quais bares, boates, frigoríficos tiveram altos níveis de contágio.
Em conclusão, se puder escolher eu lugar no transporte, fique distante de grupos de pessoas conversando e comendo, que precisam retirar a máscara para fazê-lo. Importante ressaltar, que embora viajar regularmente no transporte público envolva um aumento no risco de contágio, não está claro exatamente quanto.
Portanto, devemos seguir à risca as dicas acima, porque apesar de não sabermos o tamanho do aumento dos riscos, sabemos que ele existe.
Referências: bbc.com/portuguese
RECEBA MINUTO SAÚDE E BEM-ESTAR