Com o agravamento da pandemia, a possibilidade de um distanciamento social mais severo passa a ser cogitada. Diante dessa possibilidade, podemos notar que o termo lockdown tem sido bastante citado. Mas o que seria? Qual a diferença entre isolamento social, quarentena e lockdown? Conheça seu significado e como funciona na prática.
Lockdown, o que é?
É o bloqueio total de uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.
Essa medida sendo adotada, fica restrita a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir a farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.
Qual a diferença entre isolamento social, quarentena e lockdown?
Apesar de terem o mesmo objetivo, essas palavras não são sinônimas. Explicaremos sobre elas abaixo:
Isolamento social: É uma recomendação médica para pessoas que podem ter tido contato com algum paciente infectado, estão aguardando o resultado de testes, ou tenham o diagnóstico confirmado. Nestes casos, é recomendado que se isolem das demais e evitem a propagação da doença. O isolamento pode ser tanto domiciliar quanto hospitalar, dependendo da gravidade de cada caso.
Esse isolamento pode ser dividido em dois tipos:
Vertical: Quando é limitado ao grupo de risco, sendo idosos e pessoas com doenças pré-existentes, possuindo maiores chances de apresentarem quadros mais graves da doença.
Horizontal: Esse não há limitações de grupos, sendo dever de todos ficar em casa, restringindo a circulação e aglomeração de pessoas, reduzindo a disseminação do vírus.
Quarentena: Essa medida serve para pessoas que tiveram contato com pacientes contaminados pelo vírus ou estiveram em regiões com surtos da doença. A duração da quarentena é determinada de acordo com o período de incubação, que seria o tempo em que a doença se manifesta, podendo variar de 1 a 14 dias. O objetivo é observar se a pessoa apresenta algum sintoma e assim controlar a propagação do vírus.
Lockdown: Caso o isolamento social e a quarentena não sejam suficientes ou respeitados, o estado intervém para limitar a circulação, proibindo deslocamentos não essenciais, fechando vias, locais públicos e privados.
Como funcionam as atividades essenciais?
Somente com o controle das autoridades. O acesso a um perímetro da cidade ou do estado é fechado e pode passar a ser controlado também. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial.
O que muda com essa medida aplicada?
Como vimos anteriormente, a população perde o direito de transitar livremente pela cidade, não podendo deixá-la sem um motivo emergencial. Além disso, o descumprimento da medida pode acarretar em multas e até mesmo pena criminal. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial.
Referências: https://g1.globo.com/bemestar; https://noticias.uol.com.br/; https://dasa.com.br/blog-coronavírus