Logo

Tratamento de Canal, um medo desnecessário

Um dos procedimentos mais temidos pelos pacientes, e também um dos mais populares quando nos referimos à saúde bucal é o tratamento de canal. Afinal, quem nunca ouviu falar sobre isso ou então associou o tratamento a uma prática dolorosa? Mas será que é doloroso mesmo? Quais os benefícios? A gente te explica.

O que leva a um tratamento de canal?

Quando uma lesão ou cárie profunda danifica a polpa do dente, esta pode infeccionar e/ou sofrer uma necrose, que é a morte do tecido orgânico. Problema esse que pode chegar até a raiz do dente. É aí então que há necessidade do tratamento de canal.

A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxilar. Em razão de estar localizada na parte mais profunda do dente, qualquer lesão na polpa causa desconforto. Os sintomas mais comuns de que há algo errado ali são dores, que podem até irradiar para a face, inchaço e sensação de latejamento.

Como funciona o procedimento?

A polpa inflamada é removida, a partir daí, são realizadas a desinfecção e a obturação dos canais, selando os condutos. Essas etapas são fundamentais para garantir que a infecção seja interrompida e pare de se espalhar pelas estruturas da boca.

Um preenchimento é colocado de forma temporária até que o paciente receba uma restauração ou uma coroa, estruturas que se assemelham muito com dentes naturais. Vale ressaltar que, após o tratamento, é crucial a confecção da reabilitação protética, para que o dente não frature ou sofra uma nova infecção.

Quais os passos do tratamento de canal?

Primeiro temos a aplicação da anestesia. Em alguns casos, pode ser aplicada em mais de um local, para garantir que o paciente realmente não sentirá nenhuma dor ou desconforto. Uma leve pressão é comum durante esses procedimentos, mas nada que venha causar maiores incômodos.

Depois, é feita a abertura da coroa, que é a parte superior do dente. Esse passo é realizado com o auxílio de uma pequena broca, ferramenta que emite aquele barulhinho conhecido dos pacientes

Posteriormente, a polpa dentária é devidamente removida e a limpeza de dentro do dente começa. É realizado um tipo de raspagem, para nos certificarmos que nenhum foco de infecção permanecerá.

Por fim, o dente é “fechado”. Essa etapa não necessariamente será feita no mesmo dia em que as anteriores, e normalmente é usado um material temporário, que deve ser substituído por uma coroa específica.

Benefícios

Os benefícios para os pacientes são:

Sem dor no dente

Após o tratamento de canal, as dores no dente desaparecem e o paciente não voltará a ser incomodado por aquelas dores agudas, espontâneas e insistentes.

Evita a extração do dente

Se não tratada, a cárie no interior dos dentes pode se desenvolver a ponto de necrosar o tecido mole e reabsorver o tecido do dente, fazendo com que seja necessário extraí-lo para evitar maiores problemas.

Prevenir infecções

Muitas infecções podem surgir de um dente com cárie que não é tratado. Essas infecções, além de causar dor, ainda podem se espalhar pelos outros dentes e órgãos do corpo, causando problemas muito mais sérios, como por exemplo, até mesmo levar o paciente a óbito.

Ajuda na aparência dentária

Quem não quer conseguir um bom emprego, ser promovido, conquistar o amor de alguém e definitivamente, ter um lindo sorriso? Um belo sorriso abre portas, certo? Esse procedimento também contribui muito para o aspecto estético.

Segurança ao comer

Você já deve ter tomado aquele sorvete que, rapidamente, se transformou numa experiência dolorosa por causa de algum dente sensível. O tratamento de canal permite que haja uma maior segurança na hora de comer, independente de qual alimento.

O tratamento é doloroso?

A dor não é causada pelo tratamento de canal. O que pode incomodar, e muito, é a inflamação da polpa que não foi tratada. Atualmente, os dentistas aplicam uma anestesia local, adormecendo o nervo, e utilizam tecnologias que tornam o acesso aos canais muito mais preciso, rápido e seguro.

Para evitar que a infecção se torne um problema ainda mais doloroso, o ideal é ir ao dentista com frequência para avaliar sua saúde bucal. Ao primeiro sinal de que algo está errado com a polpa dentária, ele indicará o melhor tratamento para você.

Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

Participe da discussão

2 comentários

    1. Boa tarde! Ficamos felizes em saber disso, Armenia! Havendo interesse em iniciar um tratamento ou fazer uma consulta, estamos funcionando com rígidas medidas de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *