Você sabe o que é doença celíaca? Não? Pois é, muitas pessoas não sabem sobre esse problema, que nada mais é que a intolerância ao glúten. Então vamos explicar um pouco mais sobre o que é, seu diagnóstico e como contornar o problema.
O que é a doença celíaca?
O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, cevada, malte e centeio. E algumas pessoas possuem um quadro genético em que seus corpos não produzem a enzima responsável pela quebra do glúten durante a digestão. Logo, seu acúmulo no sistema digestivo causa algumas reações do sistema imunológico, atacando a mucosa do intestino delgado, causando lesões e interferindo no funcionamento do órgão.
Quais são os sintomas?
Os primeiros sinais da doença podem aparecer na fase adulta, mas normalmente já surgem entre 1 e 3 anos de vida da pessoa, quando alimentos que contêm glúten são introduzidos na dieta. Alguns dos sintomas são os seguintes:
- Ânsia de vômito
- Barriga estufada
- Gases
- Diarréia
- Anemia
É importante frisar que a doença celíaca é diferente da intolerância ao glúten. Quando há apenas intolerância, alguns sintomas podem ser sentidos, mas o intestino não é lesionado.
E caso não seja feito o tratamento, complicações bem mais graves podem surgir, como por exemplo osteoporose, desnutrição e até câncer intestinal. Porém, o diagnóstico é difícil. Para se ter certeza da existência da doença celíaca é preciso primeiro fazer um exame de sangue e, caso persista a suspeita, é necessário ir ao gastroenterologista para que seja prescrita uma biópsia do intestino delgado. Só assim é possível ter certeza.
Qual o tratamento?
Infelizmente ainda não existem remédios para essa doença, então o único meio de tratamento é a dieta livre de glúten. Um nutricionista ajuda a direcionar uma dieta correta, e na UFERJ fazemos encaminhamento a esse especialista a preço popular.
Saiba mais na página do Ministério da Saúde
Não deixe de se cuidar, faça consultas preventivas e conte com a UFERJ para isso. Os membros de nossa família têm acesso a clínico geral gratuito e muitos outros benefícios.
Interessante a informação. Uso, apenas pão integral e, às vezes uma cerveja comum> Faço exames periódicos e, ainda, não foi constatada essa doença. Apenas uma glicose na faixa de 99/130 com uso de metaformina e pressãõ 12/7. e losatana 50 mg. Vou levar ao conenhecimento de meu médico. Desconhecia esses problemas. Vou substituiir a cerveja por uma taça de vinho, diariaente. Obrigado
Perfeito Angelo, sempre importante fazer exames periódicos, e estamos aqui para atendê-lo da melhor forma, lembrando que nossa primeira consulta é gratuita, e disponibilizamos duas formas especiais para que você de continuidade ao tratamento, agende sua consulta: https://uferj.com.br/area-medica/#clinico-geral ou se preferir, entre em contato com nosso canal de atendimento: (21) 98128-4974
muito bom, esta informação eu desconhecia; a minha barriga fica estufada as vezes vou pedir ao medico um exame para saber se tenho algum problema.
Bom dia Francisco, a UFERJ está pronta para atendê-lo, gostaria de marcar uma consulta? Nossa primeira consulta é gratuita, e disponibilizamos duas formas especiais para que você de continuidade ao tratamento, agende sua consulta: https://uferj.com.br/area-medica/#clinico-geral ou se preferir, entre em contato com nosso canal de atendimento: (21) 98128-4974
Sou vegana mas, quando comia pão francês sentia azia e, maionese, dores estomacais tão fortes afetando várias partes do corpo inclusive refluxo.