Essa semana a população do Rio de Janeiro se deparou com água turva saindo de suas torneiras, filtros e chuveiros. Muitas pessoas, ao abrirem suas torneiras, se depararam com água de coloração e sabor terrosos e cheiro forte. O ocorrido afetou especialmente as Zonas Norte e Oeste da cidade. Isso causou bastante preocupação, mas vamos mostrar como evitar problemas de saúde.
Segundo a Cedae, foi identificada a presença de geosmina ao longo de sua rede de abastecimento. Essa substância é produzida por algas e, segundo a própria Cedae, não é perigosa à saúde. Porém, especialistas recomendam cautela. A recomendação é de que se dê preferência a água mineral para beber ou que se filtre e ferva a água antes de beber, cozinhar, lavar o rosto e escovar os dentes. Para o banho, caso não haja algum ferimento no corpo, não há preocupação, mas é importante evitar molhar o rosto.
Segundo a Prefeitura, houve um aumento no número de casos de pessoas dando entrada no sistema de saúde com diarréia e vômito e também ocorrências de gastroenterite. Não se pode afirmar a relação desse dado com o problema no abastecimento de água, mas pode sim haver ligação.
Na UFERJ, devido a essa questão, apenas água mineral está sendo oferecida aos colaboradores e membros que visitam nossa sede. Caso em sua casa a água tenha algumas das características citadas acima (cor, odor e sabor), siga as recomendações para evitar problemas de saúde. Conte com a gente para manter sua saúde em dia!
Muito útil o artigo. Grata.
Bom dia Vânia, é sempre um prazer manter nossa família informada. Lembrando que nossa equipe dispõe dos melhores profissionais para atendê-la, agende sua consulta: https://materiais.uferj.com.br/agendamento-de-visita, ou se preferir, entre em contato com nosso canal de atendimento: (21) 98128-4974
Informo que a água da CEDAE, nunca foi saudável, visto que e uma empresa que já através do seu fornecimento deixa isso de lado. Aqui na área a onde moro Sepetiba -RJ a água nunca
satisfatória, com mau cheiro e uma cor barrenta. Como a Lei que temos no Brasil nunca funciona, ficamos a merce de uma boa qualidade. Não há uma fiscalização e também os órgãos públicos são mera figuras de fantoches.
Bom dia Robson, entendemos sua insatisfação. Gostaríamos de lembrá-lo que contamos com os melhores profissionais para atendê-lo, caso precise, agende sua consulta:agende sua consulta: https://materiais.uferj.com.br/agendamento-de-visita, ou se preferir, entre em contato com nosso canal de atendimento: (21) 98128-4974