No passado era bem comum o médico ir na casa do paciente. Já parou para pensar nisso? E se hoje em dia, com toda a tecnologia que temos à disposição, fosse viável sermos atendidos no conforto de nossas casas. E se eu te disser que não precisa mais ficar imaginando? A UFERJ em breve disponibilizará esse tipo de serviço. Venha conhecer quais são seus benefícios, e o que é home care.
O que é home care?
Traduzindo para o português, significa “cuidados em casa”. Esse serviço geralmente é prestado por uma equipe multidisciplinar. O que seria isso? Uma equipe com enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais dedicados a reabilitação, podendo incluir consultas, exames, aplicação de medicamentos e até internação domiciliar.
No caso da internação em casa, é necessária estrutura com equipamentos de suporte de vida e/ou monitoramento remoto. Isso tudo é montado na casa de pacientes que, mesmo em quadros clínicos estáveis, necessitam de cuidados de saúde contínuo.
Como funciona o atendimento?
Em sua maioria, os atendimentos home care são recomendados quando o paciente já não depende de cuidados exclusivamente realizados em regime de internação em clínicas e hospitais.
Entretanto, não podem receber alta do tratamento pois ainda dependem de recursos, que, como vimos anteriormente, com a estrutura apropriada, podem ser realizados em casa. Tal pedido para a internação domiciliar e sua autorização devem ser feitos de preferência quando o paciente ainda se encontra internado.
Perfil dos pacientes que optam pelo home care
O home care atende pessoas de todas as faixas etárias e gêneros que estejam em período pós-operatório, recuperação de traumas, portadores de doenças autoimunes ou crônicas, deficiências mentais ou físicas e que necessitem de assistência por outros motivos. Abaixo listamos alguns dos pacientes mais comuns na utilização do serviço:
- Síndrome de Alzheimer;
- Sequelas de AVE (acidente vascular encefálico);
- Demência;
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica);
- Encefalopatias;
- Tetraplegia;
- Diabetes 1 e 2;
- HAS (hipertensão arterial sistêmica);
- Traumas;
- Hiperplasia de próstata;
- Osteoporose;
- Epilepsia;
- Asma;
- Pneumonia bacteriana
Quais são os benefícios?
A interação entre o profissional de saúde, o paciente e a família torna o tratamento mais específico. Dessa maneira é possível uma melhor análise dos fatores que influenciam o estado atual do paciente, bem como a forma em que ele pode ser assistido. Além disso, o serviço promove humanização do tratamento, possibilitando um maior contato entre os familiares, oferecendo assim, um conhecimento mais amplo sobre o estado do paciente.
A UFERJ traz para você
Nesse período de quarentena, continuamos nos reinventando a cada dia para nos aproximarmos cada vez mais de nossos pacientes. Depois do atendimento médico online, psicologia online, serviços esses já em vigor, dentro de alguns dias anunciaremos mais essa novidade. Em breve também disponibilizaremos o home care para vocês. Fique ligado aqui no blog e nas redes sociais para saber mais.
Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.
Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.